FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.
Se é possível determinar destaques do Cruzeiro nesta temporada de 2021, um deles com certeza é o futebol do volante Adriano. Promovido da base celeste, Adriano já vinha mostrando qualidade ao longo do ano e foi com o técnico Vanderlei Luxemburgo que o atleta conquistou de vez a titularidade.
Com maturidade, Adriano foi ganhando mais confiança à medida que vinha jogando. Pelo Cruzeiro, nesta temporada, Adriano já atuou em 38 jogos e marcou um gol – o seu primeiro pelo profissional, contra o Coritiba, na vitória por 3 a 0, confronto válido pela 29ª rodada da Série B.
Ao canal oficial do Cruzeiro no Youtube, Adriano comentou sobre o momento do time, falando da oscilação que a equipe vem sofrendo nas últimas partidas. O volante também comentou sobre o próximo duelo do Cruzeiro, contra o Vila Nova-GO.
“A equipe teve essa crescente, que foi boa, essa sequência de vitórias também. Tivemos alguns empates ali também que não poderia ter. Mas creio que essa oscilação é natural, porque a gente vem numa sequência e futebol é sempre assim. Vem de resultado bom, mas logo em sequência vem de resultado ruim. Mas a gente não pode deixar se abater, a gente tem outro jogo em casa e a gente vai procurar somar o máximo de pontos para ficar mais acima na tabela.”
“Já começamos a estudar o time deles bastante. Hoje deve ter um treinamento mais específico visando visando a equipe deles, uma equipe bem forte na marcação que busca jogar bastante no contra-ataque, mas creio que o professor vai criar uma estratégia ali para que a gente saia vitorioso.”
É nítido o desenvolvimento do futebol de Adriano desde que começou a fazer dupla com Lucas Ventura, o Nonoca. Com mais liberdade de carregar a bola e ajudar o time também ofensivamente, Adriano destacou a parceria de jogadores que vieram da base celeste e que tem dado certo no time. Também comentou sobre os pedidos do técnico Vanderlei Luxemburgo para que ele se aproxime mais da área adversária.
“Isso é muito bom né?! Apesar de eu não ter jogado com ele na base, a gente criou um entrosamento ali dentro de campo muito bom. Sempre em total sintonia ali dentro de campo, a gente sempre procura conversar bastante, orientar um ao outro, isso é bom para ajudar a equipe.”
“O professor Luxa, desde quando ele chegou sempre me falou isso, para jogar mais adiantado. E agora com o Nonoca no time, jogando de primeiro volante, ele me dá total liberdade, sempre me cobra muito para chegar para chegar na área. Foi assim no jogo contra o Coritiba, que graças a Deus eu consegui fazer o gol. Mas ele tá sempre me cobrando para pisar na área, para finalizar mais a gol e aproveitar minhas qualidades ali perto da área adversária.”
Por fim, Adriano comentou sobre seu amadurecimento desde que subiu da base celeste, tanto técnico quanto físico. Desde que assumiu a titularidade do meio de campo, na 18ª rodada, contra o Sampaio Corrêa, o volante só ficou de fora de duas partidas (contra o Guarani, na 27ª rodada e contra o Avaí, na 31ª).
“Eu percebi que tive um amadurecimento físico muito bom. Quando eu subi não aguentava jogar muito os 90 minutos, era assim na base também. Mas eu queria adaptar isso também, aqui na academia e dentro de campo. Trabalhar bastante para aguentar jogar os 90 minutos. E tecnicamente também, sempre aprimorando nos treinamentos.”