Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Adversários do G4 tropeçam e Cruzeiro pode aumentar margem caso vença o Grêmio

Compartilhe

FOTO: FLICKR / CRUZEIRO

Algo muito comum de acontecer nesta temporada da Série B do Campeonato Brasileiro, se repete na 25ª rodada. O Cruzeiro viu seus adversários diretos, seja na luta pelo acesso ou pelo título, tropeçarem na rodada e terá um pouco mais de tranquilidade para buscar um resultado positivo contra o Grêmio, outro adversário direto.

O primeiro a tropeçar foi o atual vice-líder, Bahia. O time deixou a vitória contra o Londrina, no Estádio do Café, escapar no último minuto da partida. O empate em 1 a 1 deixa o tricolor baiano na 2ª posição com 44 pontos, 9 atrás do líder Cruzeiro e só podendo ser ultrapassado pelo Grêmio, próximo duelo da Raposa.

Na noite desta quinta-feira (18), foi a vez do Vasco tropeçar. Jogando em Maceió, contra o CSA, o cruzmaltino perdeu por 2 a 0 e estaciona na 4ª colocação com 42 pontos. São 11 pontos de distância para o Cruzeiro e uma preocupação que passa a ser real em relação aos times que brigam pela 5ª colocação.

Na briga pelo acesso, a noite também teve um confronto direto entre times que poderiam se aproximar do Vasco. O próprio Londrina, que empatou com o Bahia, havia diminuído a diferença com o ponto conquistado, mas viu o Tombense assumir a 5ª colocação após vencer o Sport, por 1 a 0, em Muriaé. O único time que pode tirar o time de Tombos de posição é o Sampaio Corrêa, caso vença o CRB, chegando nos mesmos 36 pontos, mas superando em número de vitórias.

Dessa forma, o Cruzeiro enfrenta o Grêmio já sabendo que caso tropece na Arena, a diferença para o 5º colocado será de 17 pontos, podendo chegar aos 20 pontos em caso de vitória. Para o Grêmio, a vitória também serve para colocar o time na briga pelo título, diminuindo a diferença atual de 10 pontos para 7.

Matemáticos apontam acesso e título

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta, em seu site de probabilidades, que o Cruzeiro está praticamente garantido na Série A do Campeonato Brasileiro da próxima temporada com 99,97% de chance de acesso.

Em relação ao título da Série B, o Cruzeiro também aparece como o grande favorito: a probabilidade aponta chance de 89% para a Raposa levantar o caneco, enquanto o Grêmio, seu adversário do próximo domingo (21) aparece na sequência com apenas 5,7% de chance de ser campeão.

Probabilidades dos times do G4 ao título da Série B (Tabela: Dpto. de Matemática da UFMG)