ANÁLISE DOS REFORÇOS NO PRIMEIRO SEMESTRE (PARTE UM)

Compartilhe

FOTO: FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.

Com a inter-temporada em andamento, o texto de hoje vai abordar o rendimento dos reforços contratados no início do ano. Foram seis no total. Após a conquista da Copa do Brasil de 2018 era nítido que algumas posições precisavam de ajustes, principalmente as laterais e a falta de um velocista. Os principais nomes contratados no ano passado tiveram um rendimento abaixo do esperado ou simplesmente deram errado, casos de Patrick Brey, Bruno Silva, Mancuello e Marcelo Hermes, que já deixaram o clube. Outros como David, Edílson e Fred seguem no elenco, enquanto Egídio foi o único que realmente funcionou.

Neste ano, Orejuela e Dodô foram contratados a pedido do técnico Mano Menezes para dar equilíbrio as laterais, Jadson chegou como uma alternativa pro lado direito do meio-campo, Marquinhos Gabriel veio como negócio de ocasião e Rodriguinho foi o grande investimento para a temporada. Pedro Rocha, contratado em abril, foi o último nome anunciado. Vamos abordar os três primeiros nomes citados acima nessa parte um.

Orejuela – Lateral Direito (Ajax)

Jogos disputados: 10 de 33.
1 assistência para gol.

Após ser contratado pelo Ajax junto ao Deportivo Cali, o colombiano chegou como aposta. Parado há quase um ano, passou a temporada passada na equipe B do time holandês. Com custo baixo, fez boas atuações quando acionado. Forte fisicamente e com boa qualidade no apoio, não decepcionou. Porém, convive com problemas físicos que impediram uma maior seqüência. Atualmente se recupera de uma lesão no joelho e deve ficar disponível após a Copa América.

Rendimento: BOM.

Dodô – Lateral Esquerdo (Santos)

Jogos disputados: 12 de 33
1 gol marcado
1 assistência

Após fazer ótima temporada pelo Santos em 2018, o lateral ainda não conseguiu se firmar no Cruzeiro. Com atuações irregulares, oscilou entre jogos bons e ruins. Apresentou alguma dificuldade na marcação e parece sem confiança no apoio. Dodô aparenta ser um jogador que reflete no seu futebol o desempenho coletivo. Vale insistir com ele até pelo alto investimento e contrato longo de 4 temporadas. Acredito que com o retorno de um bom futebol do time e uma seqüência de jogos ele volte a atuar bem.

Rendimento: REGULAR.

Jadson – Volante (Fluminense)

Jogos disputados: 18 de 33
1 gol marcado

Sem dúvidas, a contratação menos badalada da temporada. Jadson foi contratado como alternativa para substituir o Robinho pelo lado direito, mas não conseguiu desempenhar tão bem atuando por ali. Por ser volante, tende a fechar muito para dentro e, com isso, o time perde poder de criação e velocidade. Apesar de muito acionado, fez apenas 4 jogos como titular. Pode ter a chance de ganhar sequência na sua posição de origem após a saída do Lucas Silva e, aí sim, poderá ser avaliado de forma correta. Até agora foi discreto.

Rendimento: REGULAR.

Na terça-feira, analisaremos no Deus me Dibre os reforços contratados para o setor ofensivo do meio-campo.

#MeDibre

Compartilhe