
Pois é, meus amigos! Finalmente, após um incômodo jejum de 6 jogos sem vitória no Brasileiro (3 derrotas e 3 empates) voltamos a vencer no Brasileiro ao superar o Fluminense por 2×1, no Mineirão, em um jogo que fizemos um gol contra e também fomos favorecidos pelo mesmo “incidente”. Não foi uma partida brilhante do Maior de Minas, mas o fundamental era superar a fase ruim. A distância para o G6 caiu de 7 para 4 pontos, fator importante para não perdemos contato com o pelotão de cima. Para os mais otimistas, já são 3 jogos invictos no torneio, (2 empates e 1 vitória) tudo depende do ponto de vista.
O resultado positivo antes do confronto decisivo contra o Flamengo veio em boa hora. Nada melhor nesse momento do que uma injeção a mais de confiança e ânimo para os jogadores encararem o jogo mais importante do ano até aqui. Em um calendário maluco como o brasileiro, cada nova semana guarda uma partida decisiva. Foi assim contra o Santos e será assim na quarta-feira, com o Mineirão lotado em busca da classificação para às quartas de final da Libertadores. O resultado positivo na ida (2×0) nos dá o conforto de poder perder por até um gol de diferença para classificar no tempo normal. O time só será eliminado se perder por três gols de diferença ou por dois gols de diferença, desde que seja vazado mais de duas vezes.

Raniel chegou ao 8º gol em 33 jogos na temporada. Merece a titularidade na quarta? Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.
Como destacou o jornalista Gabriel Duarte, do Globoesporte, dos 169 resultados do Cruzeiro sob o comando de Mano Menezes, 92% classificariam o time contra o Flamengo. Estatística que traz confiança, ainda que não garanta nada. Se o time não entrar focado e com vontade de vencer, os números viram apenas um detalhe inútil. O jogo contra o Santos deve servir de lição sobre isso.
Em 24 jogos como mandante em 2018, temos um aproveitamento de 76,39% (17 vitórias, 4 empates e 3 derrotas) com 44 gols marcados (1,83 por jogo) e 13 sofridos (0,54 por jogo), uma amostra da solidez do Cruzeiro atuando no Mineirão. Na quarta-feira, esperamos que mais uma página heroica e imortal seja escrita na nossa história.
Saudações celestes!
#MeDibre
Foto de capa: Vinnicius Silva / Cruzeiro E.C.