
A pausa para Copa trouxe uma ótima possibilidade para o Cruzeiro. Além de um tempo maior para recuperar e condicionar jogadores que estavam no departamento médico, como Edílson, David e Rafinha, também descansou atletas mais experientes que somaram muitos minutos nesse primeiro semestre, como Henrique, Thiago Neves, Robinho e Egídio. Fundamental para a pesada – e decisiva – sequência de jogos em agosto.

Sequência dura de jogos decisivos em agosto não para por aí. Se passar pelo Atlético Paranaense, o Cruzeiro enfrentará o Santos pelas quartas de final da Copa do Brasil entre os dias 01/08 e 15/08. Foto: Uol Esporte
Mas não só de treinamento e descanso vive o clube mineiro. A diretoria celeste se movimenta para aliviar sua folha de pagamento, uma das mais altas do Brasil (confira aqui). Para isso, tende a liberar jogadores que atuaram poucos minutos em 2018 com o treinador Mano Menezes. Dentre eles, Digão e Ezequiel.
O zagueiro de 30 anos entrou em campo apenas 3 vezes neste ano e, com Dedé e Léo absolutos no time titular, há a intenção de dar mais oportunidades aos pratas da casa, como Murilo, Arthur e Cacá, este último muito elogiado pelo treinador Mano Menezes nos treinamentos. Digão atuou em 12 partidas na temporada passada, todas pelo Brasileiro e não decepcionou. O Fluminense, através do seu site oficial, confirmou a chegada do zagueiro por empréstimo até o fim da temporada.
O lateral direito Ezequiel desperta o interesse do Bahia e também do Atlético Paranaense, como noticiamos no Deus me Dibre (aqui e aqui). Com contrato até julho de 2019, o atleta entrou em campo na atual temporada em 8 oportunidades, sem empolgar. Até por isso, Mano Menezes optou por improvisar o volante Lucas Romero na direita enquanto o titular Edílson não esteve disponível. Foram 60 jogos e 1 gol marcado pelo atleta até o presente momento.
Além das saídas, o clube também trabalha pelas permanências. Lucas Silva, um dos pilares da equipe no meio campo, tem situação indefinida. A diretoria trabalha para manter o jogador até o meio do ano que vem, mas, na pior das hipóteses, um empréstimo até dezembro é visto como provável e o Real Madrid sinaliza positivamente para termos um final feliz nessa história.
Reforços dentro do grupo

Patrick Brey deixou boa impressão em seus primeiros minutos com a camisa azul. Mais oportunidades à vista? Foto: Vinnicius Silva/ Cruzeiro E.C.
O mercado celeste segue parado. Apenas o interesse pelo Ricardo Goulart foi noticiado pela mídia e, pelos altos valores envolvidos, é difícil que a negociação aconteça. Contudo, o clube conta com reforços que estão dentro do próprio grupo e que ainda não tiveram tantas oportunidades de provarem seu valor. David, contratado no início do ano por R$ 10 milhões e que passou o primeiro semestre lesionado, é a grande esperança da Diretoria e comissão técnica para trazer velocidade, algo que faltou nessa reta final. Patrick Brey, contratado junto ao Tupi e que só ganhou uma oportunidade no último jogo antes da parada e deixou boa impressão, é outra possibilidade para atuar tanto na lateral esquerda quanto no meio campo. O jovem mostrou personalidade, boa condução de bola e ainda cavou um pênalti contra o Paraná. Que siga o bom momento nesse retorno.
O Cruzeiro segue arrumando a casa e, mesmo sem nenhum reforço anunciado, o trabalho segue. Mano Menezes terá tempo para preparar seus jogadores para a decisiva sequência que se aproxima, enquanto a Diretoria se movimenta para aliviar à folha e também garimpar reforços. A China Azul está ansiosa pelo retorno do Maior de Minas aos gramados.
Saudações celestes!
#MeDibre
Foto de capa: Bruno Haddad/ Vinnicius Silva / Cruzeiro E.C.