
O próximo clássico entre Cruzeiro e Atlético só acontecerá no dia 3 de fevereiro, mas já começa a movimentar os bastidores de ambos os clubes da capital. Conforme adiantado pela rádio Itatiaia e confirmado por nossa reportagem, os clubes firmaram um acordo para que o próximo clássico, que será disputado na Arena MRV, seja realizado com torcida única – apenas com torcedores do Atlético, mandante da partida.
Avançando na apuração da reportagem, a ideia surgiu inicialmente do Atlético, que procurou o Cruzeiro para formalizar um acordo. Inicialmente contrário à ideia, o Cruzeiro concordou com os termos estabelecidos, mas buscou garantias, inclusive jurídicas, para que todos os demais clássicos seguintes, no período de dois anos, independentemente da praça ou da competição, também possa valer essa decisão: enquanto mandante, o Cruzeiro terá torcida única nos clássicos.
Vale ressaltar que a iniciativa vem após as diversas confusões que aconteceram no primeiro clássico do novo estádio alvinegro, a Arena MRV. Ambos os lados reclamaram de diversos problemas apresentados: enquanto o Atlético questionou “vandalismo” por parte dos torcedores visitantes presentes, o Cruzeiro apontou condições insalubres e desumanos no trato e recepção dos cruzeirenses que se fizeram presentes.
O acordo já foi comunicado à Polícia Militar de Minas Gerais (MPMG) e também ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, confirmou alguns termos do acordo em entrevista à rádio Itatiaia, enquanto o CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima, confirmou o restante da informação ao portal GE.com.
Em comunicado publicado por ambos os clubes, na tarde desta segunda-feira (29), ficou registrado da seguinte forma, na íntegra:
Cruzeiro e Atlético celebraram acordo para que haja torcida única nos clássicos das temporadas 2024 e 2025, válidos pelas competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol.
No caso de eventuais jogos por torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante.
A medida temporária visa estabelecer um diálogo entre clubes e torcidas, no sentido de buscar soluções definitivas na realização de clássicos nos estádios de Minas Gerais.
O arbitral do clássico, reunião que acontece na semana anterior à partida, deverá ser realizado na próxima quarta-feira (31) na Federação Mineira de Futebol.