Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Bastidores do primeiro dia de Ronaldo tem encontro com elenco, torcedores e planejamento

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.

Pouco antes das 10 horas da manhã, Ronaldo desembarcava no Aeroporto da Pampulha. Com uma autorização especial, o novo dono do Cruzeiro deixou a pista de pouso e saiu por outra área – onde apenas nossa equipe e a da rádio Itatiaia – conseguiu pegar o momento em que os carros, que contavam ainda com outras pessoas da equipe de Ronaldo, além de seguranças do Cruzeiro, partiam rumo à Toca da Raposa II.

Ao chegar na Toca, Ronaldo conheceu as instalações do centro de treinamento que ainda não existia na época em que era jogador do Cruzeiro. Sempre educado com todos os trabalhadores, Ronaldo se dirigiu ao campo de treinamento, onde conversou com todos os atletas e com o técnico Paulo Pezzolano. “Que saudade” disse Ronaldo em tom irônico sobre a época de pré-temporada.

Logo após, foi a vez de atender à imprensa. Em coletiva realizada com perguntas gravadas e enviadas previamente à assessoria do clube, Ronaldo respondeu de forma assertiva sobre diversos assuntos e, dentre esses, também sobre a trágica situação financeira do clube e a forma como teve que mudar, bruscamente, o caminho que o clube irá tomar nesta temporada. Você pode conferir essa matéria clicando aqui. Na parte da tarde, além de encontrar com torcedores da categoria “diamante”, o novo sócio majoritário finalizou sua agenda tendo um encontro com Pedro Lourenço do Supermercados BH. 

Durante a coletiva de imprensa, Ronaldo não se furtou de responder sobre outros temas mais espinhosos que você confere aqui:

Fábio

“O Fábio foi e vai ser um ídolo pro Cruzeiro e pra torcida cruzeirense. Diante do cenário atual, fizemos um esforço muito grande para oferecer uma proposta decente a ele, respeitando sua história no clube. Sua trajetória. Infelizmente, durante a negociação, houve uma negativa por parte dele, o que também nos pegou de surpresa. Mas entendemos que todo sacrifício que deveríamos ter feito, foi feito. E temos que virar a página. O que podíamos ter feito para manter o Fábio e manter ele pra se despedir da torcida e da casa que foi sua, foi feito esse esforço. Uma pena que não chegamos a um acordo. O Cruzeiro é maior que qualquer atleta.”

Primeiros passos

“Ainda estamos no processo de análise do clube. Estamos descobrindo, abrindo todas as gavetas do clube para abrir a situação real. Posso adiantar que a situação é muito dura, muito difícil. Vamos precisar de um período longo de no mínimo 1 ano a 2 anos para encontrar certo equilíbrio no clube. Mas estou muito animado, sou entusiasta de que podemos fazer um time competitivo pra buscar os resultados que a gente espera esse ano.”

Cronograma de investimento

“As necessidades vão aparecer. De imediato, nós temos algumas dívidas que não podem ser ignoradas e que cumpriremos com ela. Que são dívidas com clubes que podem sofrer um transfer ban. Essas dívidas pro ano de 2022 e 2023 totalizam o valor de R$140 milhões de reais. Não existe ainda um planejamento de aporte financeiro ao clube, primeiro estamos criando um novo padrão de gestão no clube, que é o mais importante. É a maior ajuda que podemos dar ao clube.”

Possível desistência da compra

“Tecnicamente, sim. No contrato há essa saída. Mas está longe da minha cabeça desistir desse projeto. Tem muita coisa por entender ainda no clube, mas meu desejo é continuar e ficar aqui até fazer com o que o clube volte a ser grande como era antes.”

Acesso à Série A em 2022

“Esse é, sem dúvidas, o nosso principal objetivo. Voltar à elite do futebol brasileiro. Nós vamos sim ter uma equipe competitiva. Nós temos sim que pensar nesse acesso à primeira divisão. É nossa obrigação buscar esse objetivo. Um clube da grandeza do Cruzeiro e da grandeza do seus torcedores merece estar na elite.”

Em seu perfil no twitter, Ronaldo ainda ressaltou o diálogo que teve com os jogadores e comissão técnica: