
O Cruzeiro sofre com um problema crônico nas laterais desde, pelo menos, 2016. Mais grave é a situação no lado direito. Já passaram por ali recentemente: Mayke, Lucas (credo!), Ezequiel (fomos penta com ele titular, Deus existe) e por último, Edílson. Não que esse tenha ido de todo mal, mas sua assiduidade em campo deixa a desejar. Esteve em campo apenas em 36 dos 72 jogos na temporada. Como o dinheiro é curto, segue o nome de alguns laterais que estão com o contrato próximo do fim ou que já podem assinar um pré-acordo.
GINO PERUZZI – 26 anos, 1.76m – Boca Júniors, Argentina

Foto: AFP
Apesar de novo, o lateral xeneize já possui certa bagagem no futebol. Ficou conhecido mundialmente quando, em 2012, jogando pelo Vélez Sarsfield, marcou Neymar pela Libertadores, indo muito bem. Foi para o Catania-ITA e não teve tanto brilho, retornou ao futebol argentino para atuar pelo Boca Jrs e teve uma boa temporada entre 2016/2017, onde atuou em 26 partidas, marcando 3 gols e dando 3 assistências. De lá pra cá, o jogador vive uma fase irregular. Atuou em apenas 6 partidas na temporada passada, sendo repassado ao Nacional-URU por empréstimo, jogou 15 jogos e retornou ao clube argentino nesse ano, entrando em campo apenas 3 vezes. De fato, seria uma aposta de risco. Peruzzi tem uma estatura regular para um defensor, uma boa noção tática defensiva e consegue apoiar com alguma qualidade, mas suas últimas temporadas deixaram a desejar. Seu contrato se encerra em 31 de dezembro, o que facilitaria uma negociação. No momento, o lateral está próximo do Vasco. E aí, vale o risco?
RAFINHA – 33 anos, 1.72m – Bayern de Munique, Alemanha

Foto: Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images
O currículo do experiente lateral dispensa apresentações. Seis vezes campeão da Bundesliga, uma Champions League, Três Copas da Alemanha e um Mundial de Clubes. Rafinha é um vencedor. O jogador ainda tem lenha para queimar e seu contrato com o clube bávaro vai até o meio do ano que vem. Essa negociação é mais difícil, ele já esteve na mira do Cruzeiro no fim do ano passado, antes de estender seu vínculo por mais um ano. O ideal na nossa situação seria buscar um jogador mais jovem para revezar com o experiente Edílson. Contudo, não se pode negar a qualidade do Rafinha. Nessa temporada, entrou em campo 12 vezes e deu 2 assistências. E aí, você contrataria?
JOÃO PEDRO – 22 anos, 1.79m – Porto, Portugal
O jovem lateral revelado pelo Palmeiras foi adquirido pelo Porto na metade de 2018, após breve passagem por empréstimo pelo Bahia (16 jogos). Em Portugal, o jovem teve poucas oportunidades e, apesar de ter contrato até junho de 2023, não deve seguir por lá. João Pedro atuou em 9 jogos, 2 pela Taça da Liga (torneio secundário), 1 pela Taça de Portugal e 6 pela segunda divisão do país, sem marcar gols. Sua principal característica é o vigor físico para apoiar e bom cruzamento. Na defensa, ainda precisa de ajustes principalmente no posicionamento tático para compor a linha de 4. Também consegue jogar aberto no meio-campo, onde viveu bom momento na Chapecoense (2017) sob o comando de Vágner Mancini, onde marcou 1 gol e deu 6 assistências em 29 jogos. A contratação seria arriscada? Depende. Temos o exemplo recente do Marcelo Hermes, que foi adquirido pelo Benfica após aparecer bem no Grêmio e não voltou em bom nível. Contudo, são jogadores diferentes e o atleta pode ser uma boa opção por empréstimo.
LUCIANO ABECASIS – 28 anos, 1.75m – Godoy Cruz, Argentina
De todos os nomes citados, esse é o que mais me empolga. Abecasis atingiu sua maturidade como jogador e é um dos mais regulares do Godoy Cruz, equipe que estará na próxima Libertadores. Seu contrato se encerra em junho do ano que vem e é uma opção muito interessante. É um lateral equilibrado, muito aplicado taticamente e consegue fazer boa leitura do jogo ao longo dos 90 minutos tanto na defesa quanto no apoio. É também um líder dentro do jovem plantel do seu clube, sendo o sub-capitão. Na temporada passada, atuou em 21 partidas da Superliga, marcou 1 gol e deu 6 assistências. Seria um reforço interessante e de bom nível.
GILBERTO – 25 anos, 1.81m – Fluminense, Brasil

Foto: Lucas Merçon
O bom lateral do Fluminense tem contrato de empréstimo com o clube carioca se encerrando em 31 de dezembro e ainda não chegou em acordo para permanecer. A Fiorentina, clube que detém seus direitos, pensa em negociá-lo em definitivo, já que não pretende contar com ele. Seu valor é de aproximadamente 1,5 milhão de euros. O atleta tem bom apoio ofensivo e na marcação é regular. Se recuperando de lesão no joelho, atuou em 34 partidas na temporada, marcando 6 gols e dando 5 assistências. É uma opção interessante. Vale a aposta.
Para 2019, o objetivo precisa ser buscar um lateral que possa revezar e fazer sombra ao títular Edílson e, com isso, parar de improvisar o nosso melhor volante, Lucas Romero, na função de lateral direito. O dinheiro é curto, então negócios com atletas com contrato perto do fim ou que seus clubes facilitem uma negociação pode ser o melhor caminho a ser traçado.
Saudações celestes!
#MeDibre
Foto de capa: A. Hassenstein/Getty Images for FC Bayern.