CABE NO SEU TIME? LATERAIS ESQUERDOS DISPONÍVEIS NO MERCADO

Compartilhe

A lateral esquerda entre 2017 e 2018 não foi um problema grave para o Cruzeiro. Diogo Barbosa e Egídio jogaram com regularidade praticamente todos os jogos, sem sofrerem lesões. Contudo, seus reservas não conseguiram manter o alto nível. Bryan e Marcelo Hermes passaram longe de transmitir segurança, ao ponto de Mano Menezes escalar Lucas Romero na esquerda numa final de Copa do Brasil. Pensando nisso, é necessário ir ao mercado. Patrick Brey não mostrou estar pronto para ser o substituto imediato de Egídio e Rafael Santos, garoto da base, pode ser uma terceira opção. O dinheiro é curto, então vamos aos nomes de jogadores com contrato perto do fim ou sem espaço nos seus clubes, o que facilitaria um empréstimo para ser reserva imediato ou até disputar posição com Egídio.

ADRIANO – 1.72m, 34 anos – Besiktas, Turquia

Foto: Divulgação/Besiktas

O experiente, versátil e multiplicação lateral tem vínculo até junho de 2019 com o clube turco e pode assinar um pré-contrato a partir de 30 de dezembro. Adriano consegue jogar na direita ou na esquerda com facilidade, além de atuar no meio campo. Sua idade é um fator que pesa contra sua aquisição, mas acredito que o jogador ainda tem pelo menos mais dois anos de lenha pra queimar. Em 2018, atuou em 17 jogos. Foram 99 partidas pelo Besiktas, com 4 gols e 9 assistências. E aí, você contrataria?

JORGE – 1.84m, 22 anos – Porto, Portugal 

Foto: Divulgação / Porto

O jovem que se destacou no Flamengo e foi vendido ao Mônaco por aproximadamente € 8,5 milhões, ainda não conseguiu se firmar na Europa. Emprestado ao Porto, entrou em campo apenas 5 vezes nessa temporada, não conseguindo grande destaque. Pelo clube francês, jogou em 32 oportunidades. Seu contrato vai até junho de 2021, mas diante dessa situação não seria impossível uma volta ao Brasil. Jorge tem força física, bom cruzamento e sobe bem ao ataque. Ainda que na defesa apresente dificuldades, é um lateral de bom nível para o Brasil. Vale a consulta.

MARLON – 1.74m, 21 – Fluminense, Brasil 

Foto: Mailson Santana/Fluminense FC

Reserva do Ayrton Lucas no Fluminense durante a temporada de 2018, Marlon possui contrato de empréstimo se encerrando nas Laranjeiras em 31 de dezembro e se não for comprado, retornará ao Criciúma, clube dono dos seus direitos. É um jogador com boa chegada ao ataque, mas ainda possui dificuldades na marcação. É verdade que Marlon não evoluiu como o esperado (chegou a ser observado pelo treinador Tite em treinos com a seleção sub-20), mas é jovem e pode evoluir bastante numa equipe organizada como a do Cruzeiro. Hoje, não seria minha opção favorita. Segundo o Globo Esporte, o Montpellier, da França, demonstrou interesse em seu futebol. Com participação em 22 jogos, não marcou nenhum gol e deu 4 assistências.

FÁBIO – 1.72m, 28 anos – Nantes, França 

Cria do Fluminense e ex-jogador do Manchester United, o lateral brasileiro não vem tendo muitas oportunidades no Nantes, totalizando apenas 8 partidas sem gol ou assistência na temporada. Fábio consegue jogar na direita ou na esquerda e já possui uma bagagem interessante pelos longos anos na Europa. Acredito que seria uma opção bastante útil aos clubes brasileiros. Com poucas partidas na França, um empréstimo me parece viável. E aí, vale a aposta?

Emmanuel Más – 1.80m, 29 anos – Boca Júniors, Argentina

Foto: Alejandro Pagni/AFP

Com ótima passagem pelo Ciclón, conquistando a Copa Libertadores e posteriormente partindo para o futebol turco, chegou com grande expectativa ao Boca. Contudo, suas apresentações não foram nem próximas da sua época de San Lorenzo. Em 2018, foram apenas 10 partidas com a camisa azul y oro, não sendo sequer relacionado para a grande final contra o River. Más é um lateral equilibrado, tem uma noção tática defensiva interessante e é regular no apoio. Já chegou, inclusive, a jogar pela seleção. Entretanto, parece um jogador pouco vibrante em campo e com dificuldade de dar a volta por cima. Nesse caso, é necessário ter a confiança total do seu treinador para não esmorecer. Mesmo com contrato até 2021, não deve seguir no Boca. Frank Fabra, que se recupera de lesão, e Lucas Olaza, estão na sua frente. Vale o risco?

DALBERT – 1.81m, 25 anos – Inter de Milão, Itália

Foto: Fair Play Assessoria

Dalbert começou sua carreira no Barra Mansa e depois de jogar na base do Fluminense, partiu para Portugal. Defendeu o Académico de Viseu e o Vitória Guimarães antes de chegar ao Nice e ser destaque. Foi contrato pela Inter de Milão e, em duas temporadas, não conseguiu somar muitos minutos. Jogou 14 vezes em 2017/2018 e apenas 5 na atual temporada, totalizando 1 assistência. O clube italiano pagou caro pelo jogador (29 milhões de euros), que assinou por cinco temporadas. Um empréstimo seria viável? Vale a consulta.

Sem dinheiro para grandes investimentos, resta ao Cruzeiro mapear o mercado em busca de negócios de ocasião, jogadores em fim de contrato ou em situação que suas equipes liberem por empréstimo. A crise financeira agravada por dívidas com atletas mancha a imagem do clube no mercado, o que dificulta ainda mais futuras aquisições. Contratar não será fácil, mas é necessário.

Saudações celestes!
#MeDibre

Compartilhe