
O Cruzeiro iniciará 2019 com um planejamento diferente dessa temporada. Com pés no chão e uma situação financeira delicada, grandes investimentos já foram descartados pelo vice-presidente de futebol, Itair Machado. A estratégia foi definida: contratações na base das trocas, aproveitando a pouca utilização de jogadores que não renderam o esperado, mas que mudando de ares podem recuperar seu futebol.
Thiago Neves vem sendo assediado por alguns clubes brasileiros, dentre eles Grêmio e Santos. Tudo indica que a vontade do jogador é permanecer (confira aqui). Contudo, não se exclui a necessidade de buscar outro meia para fazer sombra ao camisa 30. Analisando o site Transfermarkt, notamos que alguns jogadores estão com o contrato perto do fim ou próximos de poder assinar um pré-contrato em Janeiro. Seguem algumas sugestões:
LUCAS ZELARAYAN – 26 anos, 1.72m, Tigres – México
O argentino que teve destaque no Belgrano está no clube mexicano desde 2015 e não conseguiu se firmar como titular absoluto. É um meia habilidoso, técnico e de bom arremate. Pode atuar em várias funções do meio campo, tendo jogado até como volante. Sua posição principal é flutuando da esquerda para o meio. Na temporada, foram 14 jogos, 2 gols e 2 assistências. Com a iminente contratação do meia Jarlan Barrera, do Júnior Barranquilla, o meia fica com sua permanência ameaçada. Pode assinar um pré-contrato em janeiro.
SEBASTIÁN BLANCO – 30 ANOS, 1,68m, Portland Timbers – EUA
O habilidoso meia argentino que foi vice-campeão da MLS CUP em 2018, perdendo para o Atlanta United e sendo um dos principais jogadores do time, encerrou a temporada muito bem no seu clube. Rápido, técnico e com bom arremate, marcou 14 gols e deu 10 assistências em 39 jogos. Seu contrato se encerra no dia 31/12, ficando livre em janeiro. Acho difícil que, pela sua qualidade, não tenha o contrato renovado ou vá para outro clube da MLS, visto seu mercado no país. Guardada as devidas proporções, tem um estilo semelhante ao do Everton Ribeiro. Bom ficar de olho.
DIEGO – 33 anos, 1,73m, Flamengo – Brasil
Com contrato até julho de 2019, o experiente meia ainda goza de certa grife no Brasil, mas no próprio rubro-negro não é unanimidade entre a torcida. Bom de vestiário, sempre demonstrou personalidade fora de campo para justificar os constantes fracassos da sua equipe no futebol. Dentro, porém, passou longe de ser o atleta decisivo que todos esperavam, ficando inclusive na reserva nesta temporada. Com salário de 600 mil mensais, pode assinar um pré-contrato à partir de 1 de janeiro. No ano, foram 46 jogos, 8 gols e 8 assistências. E aí, vale o investimento?
GIOVANNI – 24 anos, 1,73m, Goiás – Brasil

Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás
Revelado pelo Corinthians, o meia teve passagens frustradas por Portuguesa, São Bento e Atlético Paranaense. Após uma temporada no Náutico, chegou ao Goiás e finalmente deslanchou. Foi um dos melhores jogadores do Esmeraldino e ajudou demais no acesso do clube para Série A. Na Série B, foram 33 jogos, 5 gols marcados e 8 assistências para gol. É versátil, pode atuar mais recuado como volante ou adiantado como meia central. Seu contrato acaba em dezembro e já existem sondagens pelo jogador.
CÍCERO – 34 anos, 1,81m, Grêmio – Brasil
O versátil meio-campista tem contrato até o fim do ano com o clube gaúcho e ainda não definiu sua permanência. Jogador de confiança do técnico Renato, pode atuar como centroavante, meia ou volante. Bom no jogo aéreo, não demonstra a mesma intensidade de outrora, mas é experiente e foi campeão da Libertadores em 2017 fazendo gol na primeira partida da final. Na temporada foram 46 jogos, 6 gols e 7 assistências. Vale a aposta?
FERNANDO BELLUSCHI – 35 anos, 1,71m, San Lorenzo – Argentina
Com contrato até junho de 2019, o experiente armador pode assinar um pré-contrato em janeiro e poderia ter sua saída facilitada caso o clube envolvesse algum jogador. Recentemente, o nome de Federico Mancuello foi ventilado no Ciclón a pedido do seu técnico, Jorge Almirón. Belluschi tem qualidade técnica, visão de jogo, bom arremate e experiência. Sua idade elevada, porém, torna o negócio arriscado. Com passagens marcantes por Newell’s, Porto e Bursaspor, coleciona 83 jogos pelo San Lorenzo, com 12 gols e 22 assistências. Atualmente, é titular da sua equipe. E aí, apostaria nele?
JÚNIOR SORNOZA – 24 anos, 1,66m, Fluminense – Brasil

Foto: Lucas Merçon/ Fluminense F.C.
O equatoriano tem contrato com o Tricolor carioca até dezembro de 2019, tecnicamente ainda não poderá assinar pré-contrato com nenhuma equipe. Contudo, é sabido a dificuldade financeira que seu clube atravessa. Por esse motivo, uma sondagem ao jogador pode ser uma opção interessante, principalmente quando se tem tantos jogadores que podem servir como moeda de troca. Sornoza seria um ótimo reforço, podendo atuar aberto ou pelo centro do meio-campo. Na temporada, foram 56 jogos, 4 gols e 8 assistências
Contratar sem dinheiro não é simples. Criatividade e observação de mercado são fundamentais para driblar a dificuldade financeira. Com jogadores em baixa como Rafael Sobis, Bruno Silva, Mancuello, Manoel, etc. caberá a diretoria ter jogo de cintura para conseguir o melhor negócio e manter o Cruzeiro no topo em 2019.
Saudações celestes!
#MeDibre