Pode ser o último jogo de Arrascaeta pelo Cruzeiro. Pode não ser. O ponto é que não importa se está de saída ou não, cantar alto pelo nome do primeiro uruguaio a servir sua seleção em uma Copa do Mundo enquanto jogador do Cruzeiro é uma obrigação que devemos ter a cada partida. Arrascaeta não é só mais um jogador estrangeiro na história do Cruzeiro. Aliás, Arrascaeta não é só mais um jogador.
O uruguaio é o atual dono de uma das camisas 10 mais talentosas do futebol mundial, que honrou nomes como Dirceu Lopes, Palhinha e Alex. E foi com ela que deixou seu nome cravado na história do Cruzeiro. Desde a sua chegada em janeiro de 2015 com muita desconfiança, passando por uma terrível fase de adaptação, até a glória de ser um dos maiores gringos a vestir o manto celeste.
Toda essa euforia não se dá só pelos números. Arrascaeta é o tipo de jogar que encanta, que dificilmente perde a bola no um contra um, que sente o peso de um jogo como é o clássico e sempre joga 110%. Se entender suas falas nas entrevistas coletivas é algo difícil, vislumbrar o mágico futebol coletivo e individual é fácil. São dibres, assistências e gols que deixam qualquer um maravilhado.

Arrascaeta é uma das certezas para conquistar a liderança do grupo 5. (Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Mas os números também são importantes na construção dessa bonita relação entre Arrascaeta e Cruzeiro: o uruguaio é o estrangeiro que mais vestiu a camisa celeste com 162 jogos (sem contar o de logo mais), superando outros ídolos como Perfumo (141), Maldonado (137) e Sorín (127). E mesmo não sendo centroavante de ofício, seus 41 gols o colocam como o 3º maior artilheiro estrangeiro do time celeste (até o momento) ficando atrás de Marcelo Moreno (boliviano, 45 gols) e Carazo (espanhol, 44 gols).
As principais janelas de transferências da Europa começam a abrir em 18 dias, o que indica uma movimentação dos clubes do velho continente que veem no uruguaio uma ótima opção para qualquer meio-de-campo do mundo.
Nos últimos dias o Deus Me Dibre acompanhou a situação dos bastidores sobre uma possível venda de Arrascaeta e o gringo pode mesmo estar de saída do Cruzeiro nas próximas semanas. Em entrevista por telefone, o empresário André Cury explicou sobre o contrato e o direito de exclusividade que tem com clube sobre a venda do jogador. Um dos interessados é o Wolverhampton, clube inglês recém promovido à Premier League. Mônaco (FRA), Napoli (ITA) e Villarreal (ESP) também estariam monitorando o atleta.

Lista oficial da seleção uruguaia para a Copa com 26 atletas pré-selecionados. Três nomes serão cortados. (Foto: AUF/Twitter)
A seleção uruguaia iniciou hoje o seu treinamento com alguns dos atletas pré-selecionados. Arrascaeta está entre os 26 nomes escolhidos e deve permanecer no plantel, que terá três nomes cortados até o dia 4 de junho, data limite estabelecida pela FIFA. O jogador deve se apresentar à seleção ainda essa semana. Durante a Copa, o Uruguai será mais uma oportunidade que o todo o resto do mundo terá de se encantar com a habilidade de Arrascaeta, enquanto o cruzeirense aproveita pra matar uma saudade sentida desde já.