
FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
Que Ronaldo é um símbolo marcante do futebol mundial, não há dúvidas. O apelido de “Fenômeno” não é à toa. Uma das histórias mais simbólicas do futebol, o atual sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, dono de 90% das ações, deixa claro a cada entrevista que seu objetivo é também ser diferenciado fora dos gramados, em outro campo: no da administração.
O ex-atacante é a personalidade que estampa a capa da revista Forbes, a mais conceituada publicação de negócios e economia do mundo. Com a chamada que reflete o momento do Cruzeiro – livre do risco de simplesmente deixar de existir e com o futebol voltando a ser competitivo – o conteúdo da reportagem traz diversos pontos de vista e parte do planejamento do Fenômeno para transformar a Raposa em protagonista no cenário nacional e internacional.

Conselho consultivo
A revista revela que Ronaldo criou uma nova área para ajudar nos assuntos do clube extracampo: o conselho consultivo. A primeira reunião entre os integrantes aconteceu no hotel Fasano, em Belo Horizonte, no dia 21 de setembro – mesmo dia em que o Cruzeiro garantiu matematicamente seu acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, após vencer o Vasco por 3 a 0.
O conselho conta com diversos personagens do meio empresarial, com destaque para as gigantes multinacionais McKinsey, Softbank, Telefonica, Ambev, Meta, Google, Natura e Santander. Na ocasião, quatro personagens do conselho consultivo estiveram presentes: Pedro Mesquita (XP Investimentos, um dos responsáveis direto pela negociação entre a venda da SAF do Cruzeiro à Ronaldo, ocupando a cadeira do comitê financeiro), Eduardo Navarro (diretor global da Telefonica Espanha, ocupando o comitê de estratégia e ESG), Denis Caldeira (conselheiro de diversas empresas, no comitê de tecnologia) e Nicola Calicchio (senior advisor do Morgan Stanley, ocupando a presidência do conselho consultivo).
Os demais membros do conselho consultivo e suas áreas de atuação são Amir Cunha (compliance), Ricardo Dias (marca e inovação) e Lilian Guimarães (RH e Cultura).
Projeções para o futuro
A matéria da Forbes ainda conversou com pessoas de diferentes setores do Cruzeiro, como o CEO Gabriel Lima e o diretor financeiro Raphael Vianna. Pela primeira vez, é possível identificar uma projeção para como as contas do clube irão se comportar no próximo ano de 2023 e também ao médio e longo prazo.
Há uma receita inicial de R$212 milhões projetada para a próxima temporada, onde o clube terá como objetivo inicial a manutenção na Série A do Campeonato Brasileiro. A ideia é que o clube esteja sempre presente entre os 5 primeiros colocados do Brasileirão a partir de 2025, e com uma receita média de R$430 milhões daqui a uma década, em 2032.
Questionado sobre esse momento em sua vida e a diferença de jogar futebol ou administrar um negócio, Ronaldo disse:
“Eu me divertia muito dentro de campo. Mas a rotina de um jogador de alto nível também tem muito desgaste; as pessoas não tem ideia de como somos exigidos e de tanta coisa que abrimos mão. Mas, tanto no futebol quanto nos negócios, o importante é saber se divertir com a rotina e com as responsabilidades. A maior diferença é que o mundo empresarial não tem uma final todo ano, temos projeções para uma década inteira.”
Ronaldo à Forbes, outubro de 2022.
Pra finalizar, entre outros assuntos abordados na matéria, Ronaldo manda um recado à torcida do Cruzeiro e também ao “mercado”:
“Comigo e com meu time à frente, a torcida e o mercado não verão um Cruzeiro irresponsável nunca mais.”