A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, nesta quinta-feira, a checagem do VAR realizada no gol do Corinthians na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil de 2025.
A revisão, conduzida por Rodrigo D’Alonson Ferreira na cabine de vídeo, rapidamente validou o lance que resultou no gol marcado por Memphis Depay, mas sem considerar um possível toque de mão do atacante holandês.
No material divulgado pela CBF, é possível observar que a equipe de arbitragem de vídeo teve acesso a diversas câmeras. Ainda assim, o suposto desvio no braço de Memphis não foi analisado de forma minunciosa durante a comunicação oficial do VAR. A checagem durou poucos segundos, atitude que gerou estranhamento nas redes sociais.
A polêmica veio a tona na manhã desta quinta, quando imagens de câmeras posicionadas atrás do gol passaram a circular nas redes sociais. Nos registros, o desvio da bola no braço de Memphis Depay parece claro, o que, pelas regras, caracterizaria irregularidade e levaria à anulação do gol corintiano.
O técnico Leonardo Jardim compartilhou o vídeo do lance em seu Instagram, reforçando a insatisfação com a decisão da arbitragem no Mineirão.
Após contato da nossa reportagem, o Cruzeiro informou que está protocolando uma queixa formal na CBF com relação aos lances do jogo de ontem (cartão amarelo para o Romero e gol irregular do Corinthians).
O lance revisado pelo VAR pode ser visto no site oficial da CBF, clicando aqui.