FOTO: MARCO FERRAZ / FLICKR / CRUZEIRO
Novo reforço do Cruzeiro nesta janela de transferência, o meia Chay chegou e foi oficialmente apresentado à comissão técnica e aos companheiros de time. O jogador, que foi um dos destaques do Botafogo na campanha do acesso em 2021, agora chega ao Cruzeiro para cumprir papel similar e ajudar a Raposa no retorno à primeira divisão.
Em coletiva realizada na Toca da Raposa, Chay falou de suas características de jogo, foi questionado sobre sua condição física, comentou sobre o estilo de futebol que é aplicado por Paulo Pezzolano no Cruzeiro e revelou ter ficado surpreso ao receber a proposta de jogar no Cruzeiro.
Pelo Botafogo, em 2021, Chay atuou em 31 jogos da Série B, marcando 8 gols e 8 assistências. Uma de suas partidas de destaque no campeonato foi justamente contra o Cruzeiro, na 11ª rodada, quando marcou os 3 gols do alvinegro no empate em 3 a 3. Para o torcedor que não se lembra, Chay explicou como gosta de atuar em campo e da sua amizade com Pedro Castro, volante que também esteve no elenco campeão da Série B em 2021.
“Minhas características são de um jogador que tem a bola, conduz o jogo, entra na área e às vezes faz seus gols, mas na maioria está dando assistências. Um jogador de intensidade. Em relação ao Pedro Castro, só elogios. É um amigo que o futebol me deu. Eu falava pra ele: às vezes você tá em campo e ninguém percebe. Me ajudava muito na construção de jogo no Botafogo.”
Questionado sobre o estilo de jogo que o técnico do Cruzeiro tem implementado nesta temporada, Chay disse que pegou referências com amigos e que, sempre que possível, acompanhava as partidas da equipe celeste.
“Eu conversei bastante, até antes de vir, com amigos que tenho aqui, como o Edu e o Pedro (Castro). Em relação ao estilo de jogo do Cruzeiro, eu pude observar alguns jogos e pelos meus amigos, tive boas informações. Em forma de treino, ele (Pezzolano) gosta de um time com pressão alta, com bastante intensidade, os meias jogando próximo, atacando espaços, entrando na área. Combina muito com meu jogo, gosto de estar com proximidade entre o quarteto do meio de campo e acho que tenho muito a agregar ao Cruzeiro.”
O jogador esteve próximo de acertar sua transferência para o Bahia, mas no meio do caminho apareceu o convite do Cruzeiro. Chay revelou que não esperava e que aguarda pelo encontro com Ronaldo Fenômeno.
“O convite me pegou um pouco de surpresa, confesso. Não estava esperando. Mas quando veio, vi com excelentes olhos. Conversei com meu representante. Não tive a conversa ainda com o Ronaldo, espero ter, não sei nem como vou reagir (risos). Tô aqui motivado, feliz, uma camisa pesadíssima, de uma história gigante no futebol brasileiro.”
Sobre quando estará apto a estrear, Chay disse que vinha treinando normalmente e que está tudo certo com a parte física, ficando à disposição do treinador quando ele precisar. O atleta também aguarda seu nome ser divulgado no BID da CBF, que deve acontecer ainda nesta quarta-feira (27).
“Tô bem fisicamente, vinha trabalhando forte no Botafogo. Nos últimos jogos, por estar negociando, fiquei fora. Mas continuei trabalhando. Se o Pezzolano precisar, estou preparado para ajudar a equipe.”