IMAGEM: REPRODUÇÃO / TWITTER OFICIAL
Na manhã deste domingo (14) o clube japonês Tokushima Vortis, da J1 League, a primeira divisão do futebol do Japão, anunciou a contratação do zagueiro Cacá, de 21 anos, agora ex-Cruzeiro. O atleta revelado pelas categorias de base da Raposa já estava em negociação há algum tempo e agora basta que alguns trâmites envolvendo os clubes sejam resolvidos para que a negociação seja oficial.
O Twitter oficial do Tokushima Vortis, inclusive, postou um vídeo do jogador falando sobre sua chegada e sobre os desafios que irá enfrentar. Apesar do acerto, segundo apuração da nossa reportagem, nas últimas semanas o jogador não estava tão decidido sobre se mudar para o oriente, mas os valores pesaram na sua decisão. O contrato de Cacá com o clube japonês será de 4 anos.
本日の #新体制発表会 でお届けした #カカ 選手からのメッセージです💬✨
共に戦おう💪
コロナ禍で難しい状況ですが一丸となって乗り越えていきましょう🔥#徳島ヴォルティス#vortis pic.twitter.com/mWdKCrMhQi— 徳島ヴォルティス 公式 (@vortis_pr) February 14, 2021
Apesar do último balanço do Cruzeiro apresentar o clube como detentor de 70% do passe do atleta, uma negociação posterior mudou a configuração dos direitos econômicos: o Cruzeiro passou a ter 60% do passe do atleta, o próprio Cacá detinha 10% e os 30% restantes continuavam pertencendo ao Ubaense, clube da Zona da Mata de Minas Gerais e escola formadora do jogador.
Os direitos econômicos do jogador foram negociados em sua totalidade por 2 milhões de dólares (pouco mais de R$10,7 milhões na cotação atual). Assim, o Cruzeiro deverá receber pouco mais de R$6,4 milhões.
Pela equipe profissional do Cruzeiro, Cacá atuou em 56 jogos e marcou 3 gols. O jogador terminou a série B no banco de reservas após um desentendimento com o ex-técnico Luiz Felipe Scolari – Cacá pediu para ser dispensado da partida contra a Chapecoense para acompanhar o nascimento do filho, desde então, passou a figurar no banco de reservas, perdendo espaço para a dupla Manoel e Ramon.
Com a saída de Cacá, o Cruzeiro passa a contar com cinco zagueiros no elenco principal: Ramon, Manoel, Paulo, Léo (atualmente se recuperando de lesão) e Arthur (que retorna de empréstimo do América).