Com Brasileirão parado, Cruzeiro volta suas atenções pra Sul-Americana: veja cenários da competição

Compartilhe

Com a paralisação do Campeonato Brasileiro de 2024, por conta dos eventos climáticos que assolam o estado do Rio Grande do Sul, o Cruzeiro volta suas atenções para a Copa Sul-Americana. Um dos objetivos alcançados na temporada passada, a Raposa só depende de si para se classificar diretamente para as oitavas de final da competição.

A vitória diante do Unión La Calera, do Chile, na semana passada, somada ao empate entre Católica (EQU) e Alianza (COL), já classificou a Raposa para a próxima fase, junto ao time do Equador. Neste momento, o Univ. Católica lidera o grupo B com 11 pontos somados em 5 cinco jogos (3 vitórias e 2 empates), enquanto Cruzeiro é o segundo com 9 pontos somados nos mesmos 5 jogos (2 vitórias e 3 empates).

O duelo que abriu a participação do Cruzeiro na Sul-Americana, volta a acontecer no próximo dia 30, no Mineirão, podendo ser o tira-teima entre Cruzeiro e Univ. Católica. No primeiro duelo, o confronto terminou em 0 a 0, no Olimpico Atahualpa, em Quito.

Vale ressaltar que, ao contrário da Libertadores, na Copa Sul-Americana apenas o primeiro colocado de cada grupo avança diretamente às oitavas de final da competição.

O segundo lugar de cada grupo ainda disputa um “playoff”, ou seja, uma partida extra, de ida e volta, contra algum time que tenha sido desclassificado da fase de grupos da Libertadores na 3ª colocação. O confronto é definido da seguinte forma: o melhor 2º colocado da Sul-Americana enfrenta o pior 3º colocado da fase de grupos da Libertadores, seguindo essa lógica. Os vencedores destes confrontos avançam às oitavas de final, que aí sim, tem seus jogos e as chaves definidas através de sorteio.

Mas não é apenas no grupo do Cruzeiro que as coisas já estão praticamente definidas. A Copa Sul-Americana vai para a sua última rodada da fase de grupos com várias definições, confira:

No Grupo A, Always Ready e Independiente de Medellín também já estão classificados para a próxima fase e disputam de forma direta, no último confronto, quem se classifica em 1º e quem vai para os playoffs.

No grupo C, uma indefinição por conta dos jogos adiados do Internacional. O Belgrano lidera com 9 pontos, mas tem 2 jogos a mais que o Colorado, que ocupa a 3ª colocação com 5 pontos somados. O Delfín é o 2º colocado, com os mesmos 5 pontos do Inter, mas 1 jogo a menos em relação ao líder e 1 (justamente o duelo adiado contra o time gaúcho).

O grupo D segue disputado: Fortaleza (1º – 10 pontos), Boca Juniors (2º – 8 pontos) e Nacional Potosí (3º – 7 pontos) ainda brigam pela primeira posição. A situação mais confortável, obviamente, é a do clube brasileiro, que já está classificado e com apenas um empate contra o Sportivo Trinidense já praticamente assegura a liderança, enquanto Boca e Nacional duelam, na Bombonera, pela última vaga.

No grupo E, outro brasileiro que sobrou nessa fase de grupos: o Athletico (12 pontos) só depende de si – e de um empate – para terminar a fase de grupos em primeiro. Seu adversário é justamente o Sportivo Ameliano, do Paraguai, que surpreendentemente soma 10 pontos, enquanto o Danubio, do Uruguai, soma 7 pontos e ainda tem chance de se classificar.

O grupo F segue a mesma linha do grupo do Cruzeiro: Racing, do Uruguai, com 11 pontos, e Corinthians (10 pontos) já estão devidamente classificados, sem chance pros outros integrantes. O duelo da última rodada é que definirá o líder do grupo: o time uruguaio visita o Timão na Neo Quimica Arena na última rodada.

O grupo G é o único que está definido: Lanús, com 13 pontos, é o líder e está diretamente classificado às oitavas. O Cuiabá, com 9 pontos, não pode mais alcançar o líder, mas também não pode ser alcançado pelo Dep. Gacilaso, e está estabelecido como o segundo colocado.

Por fim, o grupo H, que tem a disputa pela primeira colocação mais acirrada de todas. O tradicional Racing e o Red Bull Bragantino tem praticamente os mesmos números: 12 pontos conquistados, com 4 vitórias e 1 derrota. O clube argentino só lidera o grupo por conta do saldo de gols (7 a mais que os paulistas). Ambos já estão classificados, mas a definição de quem será o líder ficará para a última rodada.

Compartilhe