Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Com dois gols de Wesley, Cruzeiro supera o Santos e vence mais uma no Brasileirão

Compartilhe

FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO

O Cruzeiro entrou em campo na tarde deste sábado (6) para enfrentar o Santos, no Independência, em jogo válido pela quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com gols de Wesley para o Cruzeiro e Ângelo para o Santos, a Raposa venceu o Peixe por 2 a 1. Com esse resultado, a Raposa chega a 9 pontos, se igualando ao Botafogo e ocupando a liderança na tabela de classificação.

Para esta partida, o técnico Pepa optou por fazer duas alterações em relação ao último confronto. A primeira mudança é o retorno do zagueiro Lucas Oliveira, que cumpriu suspensão automática e retoma sua titularidade na zaga. A outra é no ataque, Nikão foi sacado do time titular e Rafael Bilu assumiu o posto de titular. 

Assim foi o Cruzeiro mandado a campo:

Primeiro tempo de equilíbrio e atacante desencantando

O jogo começou muito estudado por parte da equipe cruzeirense, que tinha controle da bola e buscava os melhores espaços para tentar construir jogadas efetivas de ataque. O Santos, tentava encurtar os espaços e dificultar a vida da Raposa na saída de bola e principalmente nas laterais. Explorando os erros de marcação da equipe santista, o Cruzeiro iniciou a partida levando perigo ao gol alvinegro.

Aos 5 minutos de jogo, numa boa jogada de ataque, Rafael Bilu levou a pior na divida com a defesa santista e precisou ser atendido fora do campo. Nesse momento, o Santos cresceu em campo levou perigo ao gol defendido por Rafael Cabral. Bilu não conseguiu retornar e Pepa precisou queimar sua primeira alteração, colocando Wesley em seu lugar.

E Pepa foi iluminado! Aos 20 minutos, em jogada trabalhada após uma cobrança de escateio, Ramiro recebeu na entrada da área, cruzou, a bola percorreu a área e achou Wesley, que mandou pro fundo das redes. Placar aberto, 1 a 0 Cruzeiro. Mesmo após o gol, a Raposa não abdicou de buscar o ataque, enquanto o Santos tentava construir suas jogadas, mas tinha muita dificuldade em achar em boas condições o atacante Marcos Leonardo, maior diferencial da equipe alvinegra.

O jogo seguiu equilibrado até os minutos finais da primeira etapa, com ambos os times mostrando dificuldade na criação de jogadas perigosas. O Santos até tentou pressionar mais, mas também sem sucesso. A porcentagem de posse de bola entre os times seguia bem próximo, com leve vantagem pro Cruzeiro. E dessa forma o primeiro tempo terminou com 1 a 0 no placar.

Empate e resposta rápida para a vitória

Sem alterações, o Cruzeiro voltou ao segundo tempo disposto a ampliar o placar, pressionando o Santos com uma linha de marcação mais alta e tentando roubar a bola no campo de ataque. As melhores jogadas da Raposa continuavam a sair de construções nos lados de campo, principalmente com a participação dos laterais William e Marlon.

Forçando um erro defensivo do Peixe, foi o Cruzeiro que viu o Santos aproveitar de um descuido do sistema defensivo. Marcos Leonardo acha Ângelo com um passe lindo, por cima da defesa celeste. O camisa 11 espera a saída de Rafael Cabral e chuta para o fundo das redes. 1 a 1 no Independência aos 13 da segunda etapa.

Mas a resposta da Raposa veio rápida. Em jogada trabalhada no lado esquerdo, Vital acionou Marlon, que cruzou dentro da pequena área, no rebote de João Paulo, Wesley marcou seu segundo gol e o segundo da Raposa. 2 a 1.

Aos 30 minutos, Pepa fez sua primeira substituição intencional na equipe, colocando Filipe Machado no lugar de Ramiro. O Cruzeiro seguia mantendo controle sobre o jogo, com um objetivo definido de manter o máximo possível de posse de bola, mas acabou vacilando na troca de passes e Mendoza recebeu em ótimas condições, precisando ser parado com falta, na entrada da área, pelo zagueiro Lucas Oliveira. A falta, que prometia ser perigosa, acabou sendo isolada por Marcos Leonardo.

O Santos acabou crescendo nos minutos finais, em busca do empate. O time comandado por Odair forçava muitas bolas aéreas, mas sem sucesso. Aos 38 da segunda etapa, Pepa fez duas substituições, colocando Neto Moura no lugar de Mateus Vital e promovendo a estreia de Henrique Dourado, no lugar de Gilberto.

O jogo, nos minutos finais, seguiu com o Santos em busca do empate e a Raposa se defendendo e buscando espaços no contragolpe. Apesar da dinâmica, o placar não teve alterações e o Cruzeiro chegou à sua terceira vitória seguida no Brasileirão. Cruzeiro 2 a 1 Santos.

O que vem por aí…

Agora o Cruzeiro se prepara para retornar ao Mineirão. O clube enfrenta o Fluminense, pela quinta rodada do Brasileirão, na próxima quarta-feira (10), ás 21h30. Será a primeira vez na temporada que o clube irá atuar no Gigante da Pampulha em 2023.