Com duas vitórias e um empate, Cruzeiro tem melhor início de temporada dos últimos quatro anos

Compartilhe

Com a vitória no clássico diante do Atlético, o Cruzeiro conquistou sua segunda vitória na temporada em três jogos disputados. Com um aproveitamento de 77,7% (duas vitórias e um empate) a Raposa volta a iniciar bem uma disputa do estadual depois de ter amargado ao menos uma derrota nas primeiras rodadas das últimas três edições.

A última vez em que o Cruzeiro iniciou uma temporada com um aproveitamento tão alto, foi em 2020. Na ocasião, a equipe celeste comandada por Adilson Batista venceu o BOA Esporte por 2 a 0, venceu por 1 a 0 o Villa Nova e 4 a 2 contra o Tupynambás, mantendo os 100% de aproveitamento nos três primeiros jogos. Vale ressaltar que o duelo contra o Tombense, válido pela segunda rodada, foi adiado e poderia ter interferido nessa sequência, já que a Raposa foi derrotada pelo time do interior por 2 a 0.

Apesar do bom início – a Raposa ainda conquistou um empate contra o América no jogo seguinte – foi em 2020, ano em que o futebol parou por conta da pandemia do novo coronavírus, que o Cruzeiro viu um desmanche do seu elenco e não conseguiu sequer se classificar à fase de mata-mata do estadual.

Já em 2021, a Raposa amargou sua primeira derrota logo na segunda rodada do estadual. O time comandado por Felipe Conceição perdeu para a Caldense por 1 a 0, no Mineirão. Isso porque na rodada anterior havia apenas empatado em 1 a 1 com o Uberlândia, no Parque do Sabiá.

Nem mesmo o bom ano de 2022, que marcou o retorno da Raposa à elite do futebol brasileiro e terminou com o título da Série B do Campeonato Brasileiro, passou ileso. Ainda no processo de transição entre associação e SAF, a equipe comandada pelo uruguaio Paulo Pezzolano vinha de duas vitórias no estadual – contra URT (3 a 0) e Athletic (1 a 0) – quando foi derrotada no clássico contra o América, por 2 a 0.

E em 2023, ainda comandada por Pezzolano, a equipe da Raposa também amargou nova derrota em um clássico contra o América, também na terceira rodada. O jogo, disputado em Brasília, no Mané Garrincha, terminou com vitória do Coelho por 1 a 0 e iniciou um momento conturbado da Raposa, que oscilou no estadual e terminou com uma eliminação na semifinal e a saída do técnico uruguaio.

Agora, em 2024, com duas vitórias – 2 a 1 contra o Villa Nova e 2 a 0 contra o Atlético – e um empate – 1 a 1 contra o Athletic – o Cruzeiro volta a fazer um bom início de temporada e dá maior segurança para que o técnico argentino Nicolás Larcamón siga usando o Campeonato Mineiro com um teste para medir a força e as necessidades do atual elenco celeste.

O próximo compromisso da Raposa, ainda em busca de conseguir manter um bom aproveitamento enquanto busca uma equipe ideal, será também seu reencontro com a torcida no Mineirão. O Cruzeiro enfrenta o Patrocinense, sexta-feira (9), às 16h30.

Compartilhe