FOTO: REPRODUÇÃO / SÃO SILVESTRE
Após a extinção da modalidade de atletismo dos quadros do Cruzeiro, ainda em 2018, por ordem do ex-diretor Sérgio Nonato, na gestão do ex-presidente Wagner Pires de Sá, uma das primeiras promessas da atual diretoria ao se estabelecer era a retomada dessa categoria, reconhecida mundialmente por seus feitos e conquistas.
O atletismo do Cruzeiro surgiu durante os anos 80 e passou a ser considerado uma referência no país. Nomes importantes de atletas campeões como Franck Caldeira, José Márcio Leão da Silva e Valdir Sérgio de Oliveira fazem parte dessa história. Títulos como a São Silvestre, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, a Volta Internacional da Pampulha e até mesmo uma medalha do Pan-Americano estão na sala de troféus do clube.
Em junho de 2020, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, disse que o atletismo seria retomado. Na ocasião, o retorno da modalidade estaria inclusive ligado a um dos patrocinadores do clube, a Bem Protege, empresa especializada em serviços de proteção veicular. Nas palavras do presidente à época:
“A gente sabe que 9 milhões de cruzeirenses ficaram chateados quando acabaram o atletismo de uma hora para outra. Então, quando batíamos um papo com o Gleidson sobre essa forma de ampliar a nossa parceria e levar ao interior, o Gleidson falou: ‘Sérgio, eu quero dar um presente ao Cruzeiro e ao torcedor do Cruzeiro, que é a volta do atletismo’. Então, a partir de 2021, teremos a equipe Bem Protege Cruzeiro de atletismo”.
Entretanto, na última segunda-feira (22) o próprio Cruzeiro comunicou através de nota em seu site oficial o fim da parceria entre o clube e a empresa. A nota fala sobre o ótimo relacionamento entre os donos da empresa e o clube, mas não cita os projetos que estavam sendo desenvolvidos durante a parceria – entre eles, o retorno do atletismo.
A nossa reportagem apurou que, além da falta de investimento e de recursos para retornar com a equipe, um dos problemas para a volta do atletismo se deve também à pandemia. Ainda longe de ser uma situação controlada no país, as competições seguem suspensas por conta do novo coronavírus.
O Cruzeiro se posicionou sobre a situação após a publicação da matéria através da assessoria, confira a nota na íntegra:
O cenário de pandemia, que modificou e continua modificando diversos hábitos da sociedade, tem influenciado diretamente no cronograma da retomada do Atletismo. O Cruzeiro se manifestará prontamente assim que tiver novidades a respeito do reinício do projeto.