FOTO: BRUNO HADDAD / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
A comissão técnica do Cruzeiro iniciou na última sexta-feira um processo de reformulação do elenco. Além de Patrick Brey, que teve sua situação explicada pelo presidente Sérgio Santos Rodrigues, o Deus me Dibre apurou que outros quatro atletas foram comunicados de que não estão nos planos de Enderson Moreira para sequência da Série B: os laterais-esquerdos João Lucas e Giovanni e os atacantes Welinton e Judivan.
Judivan era uma das principais promessas que surgiram na base do Cruzeiro. Contudo, nunca mais conseguiu repetir o bom futebol do início da carreira após uma grave lesão sofrida por uma entrada desleal do zagueiro Maurício Lemos durante o Mundial Sub-20 de 2015, do qual o Brasil foi vice-campeão, ficando fora dos gramados por mais de dois anos. Desde 2018 conviveu com empréstimos atuando por América-MG, CSA, Tombense e Paraná. Em 2020, foram nove jogos e nenhum gol marcado. Seu contrato se encerra no fim de 2020.
Lateral esquerda
Posição mais questionada do elenco do Cruzeiro, a lateral-esquerda parece ter se acertado com Matheus Pereira, que em duas partidas teve boa atuação. Antes dele, João Lucas foi contratado no início da temporada por indicação de Adilson Batista, com quem trabalhou no Ceará. O lateral atuou em 15 partidas e marcou um gol. Contudo, nunca caiu nas graças da torcida e suas atuações sempre foram bastante questionáveis. Seu contrato vai até dezembro desse ano. Com Enderson Moreira foi utilizado em cinco partidas, quatro na Série B: Patrocinense (Troféu Inconfidência), Botafogo-SP, Guarani, Figueirense e Confiança. Já Giovanni foi uma contratação a pedido de Enderson, com quem trabalhou no América e conquistou a Série B de 2017. Chegou com a expectativa de resolver o problema, mas repetiu o mau rendimento de João Lucas e após sete jogos e um gol marcado, está fora dos planos. Seu contrato vai até o fim de 2021.
Enquanto as saídas citadas acima não surpreendem devido a falta de futebol apresentado pelos jogadores, o afastamento de Welinton, atleta da Raposa, gera surpresa. O jogador vinha atuando quase sempre como um 12º jogador vindo do banco de reservas, contribuiu com uma assistência para o gol de Jean que deu a primeira vitória do Cruzeiro na Série B e sempre que entrava levava perigo ao adversário acrescentando velocidade e força pela direita. Em 13 jogos, todos entrando no intervalo ou durante às partidas, marcou um gol e deu uma assistência. A ideia do staff do atleta é acertar sua rescisão com o Cruzeiro para que o jogador siga a carreira em outro clube.