COMO BARCOS PODE AJUDAR O CRUZEIRO

Compartilhe

Sigam no Twitter: @Iron_fall

Na tarde desta terça-feira, o Cruzeiro anunciou a contratação do centroavante argentino Hernán Barcos, de 34 anos, que estava na LDU de Quito, do Equador. O jogador assinou contrato por um ano. A segunda passagem do atleta pelo Azucenas foi marcada por gols, assistências e liderança. Nesse texto, faço uma análise técnica e tática de como o jogador pode ser útil ao time de Mano Menezes.

Barcos tem características um pouco diferentes de Sassá e Raniel. Acrescenta profundidade e mobilidade ao ataque celeste e apesar de experiente, é dedicado nos momentos defensivos voltando para auxiliar na marcação e na pressão ao portador da bola. Sai da área e se movimenta entrelinhas, explorando às costas dos volantes, buscando criar linhas de passe para que os meias abertos infiltrem no espaço. Pela sua ótima estatura (1,89), é um alvo para lançamentos e duelos de primeira bola. Sabe jogar de costas, realizando o pivô. Também auxilia na armação ofensiva, saindo da área, chegando ao meio campo ou abrindo pelo lado buscando tabelas com os pontas ou prendendo o lateral adversário para ultrapassagens dos companheiros. É um finalizador acima da média e consegue concluir com os dois pés, além de ser um ótimo cabeceador.

Barcos tem capacidade para sair da área, prender a marcação e abrir espaço para seus companheiros. Na imagem, dois defensores se preocupam com ele e, ao mesmo tempo, dois jogadores da LDU partem livres pela direita. 

Além da sua capacidade técnica, o Pirata tem perfil de liderança e personalidade forte. Até por isso, era a referência do seu antigo clube, tanto na parte técnica quanto no vestiário. Em 2018, marcou 11 gols e deu 8 assistências em 22 jogos pela Série Primera Etapa (Equador). No Cruzeiro, há um grande problema em converter as chances criadas em gols. Ter um centroavante com uma média de gols tão boa (0,52 gol por jogo em 2018 e 0,53 em 2017), aumenta nossa capacidade terminal, preocupando a marcação adversária. É comum notar pelo menos dois defensores o vigiando de perto. Thiago Neves, que atravessa má fase, pode se beneficiar disto. O meia gosta de pisar na área, finalizar e, como o centroavante tem essa característica de abrir espaços e atrair a marcação de defensores, sobrarão espaços tanto para o camisa 30 aproveitar, quanto para o Arrascaeta.

Barcos participando da construção ofensiva pelo lado do campo. Na imagem, fará o cruzamento para área, onde dois jogadores da LDU esperam pela bola. No Cruzeiro, Thiago Neves, Arrascaeta, Rafinha e David poderão aproveitar essa característica.

Mesmo com uma idade elevada, Barcos chega como solução para um problema momentâneo de escassez no ataque. Com as lesões de Fred e Sassá, Raniel aparecia como única opção no elenco. O risco de contar apenas como ele e eventualmente Rafael Sobis improvisado fez com que a sua contratação se tornasse necessária. Sua média de gols em 2018 é superior a de todos os jogadores do elenco. Thiago Neves é o principal artilheiro da equipe mineira neste ano com 9 gols em 26 jogos. Nesta segunda passagem pela LDU, foram 57 jogos, 34 gols e 15 assistências.

Saudações celestes!

#MeDibre

Compartilhe