
FOTO: REPRODUÇÃO / GETTY IMAGES
O Cruzeiro anunciou na manhã de hoje a contratação do italiano Marcelo Frigério para comandar a equipe feminina, informação adiantada pelo Deus me Dibre na noite de ontem. O treinador chega ao clube para substituir Jorge Victor, demitido no último domingo (28) após derrota do time por 4 a 1 para o Internacional, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro A1.
Tchelo, como é conhecido o treinador, tem licença pró da CBF e uma longa história com o futebol feminino. No início desta temporada teve um curta passagem pelo 3B Sport, da Amazônia, time que disputa a série A2 e pelo qual ele já havia passado outras vezes. No único jogo disputado com a equipe antes da pandemia, o 3B goleou o Atlético do Acre por 7×0. Na última temporada, Tchelo esteve a frente do Audax de São Paulo, que terminou a fase classificatória na sexta colocação e foi eliminado nas quartas de final pelo Kindermann de Santa Catarina.
O treinador também tem passagens por clubes tradicionais do futebol feminino como o Foz Cataratas, o próprio Kindermann, Palmeiras e São Paulo.
Ao site oficial, Marcelo deu sua primeira declaração:
“Para mim é uma satisfação enorme chegar em um grande clube, como o Cruzeiro. Não vão faltar esforços para que a gente consiga dar o nosso melhor, em nível de resultados, para colocar o Cruzeiro no patamar que ele merece e com a grandeza desta camisa. A minha expectativa é que seja um projeto a longo prazo, para que a gente consiga fazer um trabalho sólido. Eu estou muito animado por chegar em um clube da grandeza do Cruzeiro. Qualquer profissional da área, eu tenho ciência disso, gostaria de estar no meu lugar, por se tratar de um gigante do futebol”
Experiência internacional
O treinador tem em seu currículo experiência internacional, passando pelo futebol chinês, onde treinou o Chanchoung Volkswagen e também já disputou uma Copa do Mundo com a seleção de Guiné Equatorial, no ano de 2011. A equipe não passou da primeira fase da competição sendo derrotada por Brasil, Austrália e Noruega.
Desafio com as cabulosas
O treinador chega com a missão de retomar o bom futebol apresentado pelas cabulosas na última temporada. Em 2019, a equipe teve apenas duas derrotas. Mesmo com a base mantida, este ano, foram 6 derrotas, um empate e 4 vitórias nos jogos oficiais disputados até o momento. A equipe tem 13 pontos e está na 11ª posição.
Na última temporada, o Vitória, primeiro time a escapar do rebaixamento, fez 14 pontos. Já o último time a se classificar foi o São José, com 22 pontos. Lembrando que os 8 primeiros se classificam para a próxima fase e os 4 últimos são rebaixados para a série A2.