CONSELHEIROS SE MOVIMENTAM POR EXPLICAÇÕES

Compartilhe

FOTO: FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.

A semana dos bastidores do Cruzeiro vem sendo conturbada e marcada por questionamentos e desencontros políticos. Após solicitar uma Assembleia Geral, através de um edital de convocação no jornal “O Tempo” de 16/05, para a eleição de um novo conselho fiscal – depois da renúncia da antiga chapa,conforme matéria publicada no DMD que você pode conferir clicando aqui – o presidente do conselho, Zezé Perrella, deve retificar o pedido. Isso porque, de acordo com o estatuto do próprio clube, cabe ao corpo do conselho deliberativo a eleição de membros para o conselho fiscal.

As consequências do balanço divulgado no mês passado, que apresenta um aumento da dívida, ainda reverberam entre os conselheiros e demais sócios do clube. A partir daí foi protocolado um pedido de esclarecimento realizado por diversos membros, entre eles o próprio vice-presidente Ronaldo Granata, o ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares e conselheiros como Sérgio Santos Rodrigues e José Gustavo Gatti.

Entre as dúvidas (conforme documentos abaixo) os conselheiros buscam saber sobre um possível atraso de impostos com a Receita Federal, sobre os salários e recebidos através de empresas para dirigentes como o vice-presidente de futebol Itair Machado e o diretor-geral Sérgio Nonato, além de outros esclarecimentos sobre balanço patrimonial e fluxo de caixa:

 

 

 

 

 

 

 

 

A cobrança pela transparência do dia a dia do clube também se dá pela matéria publicada ontem, pelo portal Yahoo Esportes, que levanta a questão do cargo ocupado por Gustavo Perrella, filho do ex-presidente e hoje presidente do conselho deliberativo Zezé Perrella. Informações dão conta de que o mesmo ocupa um cargo remunerado no clube, mesmo ocupando oficialmente o cargo de diretor de Desenvolvimentos e Projetos da CBF – o que tornaria incompatível seu exercício também no clube. Você pode conferir a reportagem clicando aqui.

Ao mesmo tempo que conselheiros se movimentam, a atual gestão do clube se cerca através de manobras difíceis de entender e contestáveis de diversos pontos de vista. Em uma das suas recentes declarações, o presidente do clube, Wagner Pires de Sá, disse até que pediria a exclusão de conselheiros por conta de condutas que o mesmo acredita ser “inadequada”, esquecendo que vive um regime democrático e que a oposição é fundamental para a saúde do clube. Na mesma linha, o vice-presidente de futebol Itair Machado disse, em entrevista à emissora de rádio 98, que a oposição é “pequena” e que “não incomoda”.

É importante ressaltar que a busca por explicações e principalmente pela transparência do clube é fundamental tanto para o administrativo quanto para o campo. O Cruzeiro é hoje o clube com uma das maiores dívidas progressivas progressiva do Brasil, além dos diversos processos por inadimplência tanto na FIFA quanto em outras áreas.

Compartilhe