FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.
A repercussão dos pontos levantados por Ronaldo, para finalizar a aquisição de 90% das ações da SAF, não agradou aos conselheiros membros da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro. Através de uma nota oficial, o conselho entende que o pedido do Ronaldo de contar com os centros de treinamento (Toca da Raposa I e II) como patrimônio da SAF e não mais da associação, é lesivo ao clube.
A nota de quatro páginas, conseguida com exclusividade pela nossa reportagem, apresenta o ponto de vista da mesa diretora e nela é feito críticas diretas ao presidente da associação, Sérgio Santos Rodrigues, pela falta de informações sobre a aquisição da SAF por Ronaldo. O grupo também levanta questões sobre como a XP Investimentos vem conduzindo o processo de alienação das ações. “Nada mais foi negociado pela XP em benefício do Cruzeiro”, diz a nota.
A nota ainda apresenta pontos contraditórios. A partir do momento em que os conselheiros se mostram favoráveis ao negócio realizado por Ronaldo, entendem que a inclusão da Toca da Raposa I e II como patrimônios da SAF é “extremamente lesiva e desproporcional ao Cruzeiro”.
Por fim, a nota traz o reconhecimento do trabalho da equipe de Ronaldo à frente do clube e até mesmo uma mensagem de “apoio”, mas sem apresentar qualquer outra solução ou contemplando quais os caminhos a serem tomados para solucionar o que pode se tornar um empecilho para que a equipe do Fenômeno conclua de vez a aquisição de 90% da Sociedade Anônima do Futebol.

Presidente do Cruzeiro se posiciona favorável
O atual presidente da associação, Sérgio Santos Rodrigues, se pronunciou nesta tarde através da assessoria do clube. Sérgio vê “essa nova possibilidade trazida pelo Ronaldo para SAF com ótima perspectiva”. Confira na íntegra o comunicado:
Enxergamos essa nova possibilidade trazida pelo Ronaldo para SAF com ótima perspectiva. É público que o Cruzeiro tem dívidas relevantes para pagar. Ter a oportunidade de garantia desse pagamento pela SAF faz sentido. Primeiro, porque temos a certeza de que nossas Tocas ficarão dentro de casa, sem correr o risco de perdermos para qualquer outra atividade fim. Segundo que a Associação é sócia da SAF e, assim, não estamos negociando com adversários ou estranhos, mas com nossos sócios. Ronaldo, inclusive, nasceu aqui e já demonstrou mais de uma vez que sua relação com o clube definitivamente não é apenas financeira. Nesse negócio todos querem o bem do Cruzeiro, não tenho a menor dúvida sobre isso. Por isso vamos começar a falar com cada conselheiro e torcedor para explicar os benefícios desse ajuste proposto. Não é para o bem de um ou outro. É para o bem do Cruzeiro!
Ronaldo explicou intenções
Na noite da última terça-feira (15) Ronaldo usou seu canal na Twitch para explicar todas as condicionantes do negócio apresentados previamente à diretoria e ao conselho do clube. Você pode conferir sobre os temas abordados pelo ex-jogador nesta matéria (clicando aqui), que ainda traz explicações detalhadas sobre os próximos passos que seriam tomadas por parte da associação.
Confira a nota do conselho na íntegra: