
FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
Na tarde da última segunda-feira (31) o presidente do conselho deliberativo do Cruzeiro, Paulo César Pedrosa, enviou um vídeo direcionado aos conselheiros e aos torcedores em que critica a atuação dos membros do ex-conselho gestor à frente ao clube, que se deu logo após a renúncia da antiga gestão presidida por Wagner Pires de Sá.
No vídeo, Paulo Pedrosa relembra a perda dos seis pontos por conta de uma punição da FIFA, alegando que o fato se deu por “culpa” do conselho gestor e isentando a nova diretoria do problema. Paulo pede apoio dos conselheiros nesse momento “um pouco difícil” de acordo com o mesmo e citando que o campeonato brasileiro da série B está apenas no início.
O vídeo teve repercussão negativa entre parte dos conselheiros. Pedrosa esteve à frente do conselho fiscal do Cruzeiro durante parte o ano de 2019, na época teve sua candidatura apoiada pelo presidente Wagner Pires de Sá. O mesmo foi questionado sobre as contas dos dirigentes e as denúncias contra a gestão, mas na época disse não ter visto qualquer irregularidade.
Em nota oficial, membros do ex-conselho gestor procuraram a imprensa e divulgaram carta com direito de resposta sobre os comentários do presidente do conselho deliberativo. Na carta, o grupo de conselheiros que esteve à frente do Cruzeiro entre dezembro de 2019 e maio de 2020 disse que as palavras de Pedrosa remetem a antiga política de “Nós e Eles” e explica que o presidente do conselho lançou a “senha” para reagrupar a Família União – grupo de conselheiros que apoiou e participou ativamente da gestão Wagner Pires de Sá.
Mesmo com o discurso do presidente Sérgio Santos Rodrigues de apaziguar as coisas no Cruzeiro, os bastidores seguem agitados, com alas opostas e independentes se pronunciando sobre temas variados, que vão desde o pedido de expulsão de conselheiros que receberam do clube até a cobrança pela troca do comando técnico do time de futebol.
Confira a carta emitida pelos membros do ex-conselho gestor na íntegra:
Integrantes do extinto Conselho Gestor, fomos surpreendidos ontem pela maciça divulgação nas redes sociais de um vídeo em que o sr. Paulo Pedrosa, como presidente do Conselho Deliberativo, despeja gratuitamente críticas contundentes ao trabalho que realizamos no Cruzeiro, de fins de dezembro a 2 de junho.
Nesse período doloroso de nossa história, como bombeiros nos entregamos à tarefa hercúlea de apagar ou reduzir incêndios que a administração Wagner/Hermínio/Itair alimentava criminosamente, causando a dilapidação das finanças, o rebaixamento para a Série B e a desmoralização internacional do Cruzeiro.Até hoje, Policia e Ministério Público, apesar de tantas buscas e apreensões, não conseguiram chegar ao fundo do poço.
Desde a oficialização das chapas para a eleição do dia 22 de maio colocamos à disposição dos candidatos toda a situação financeira do Cruzeiro e, eleito o presidente, já no dia seguinte abrimos para ele e equipe as portas do Clube, colocando sala à disposição.
Apesar de toda transparência, agora antigos integrantes do esquema, auto apelidados de Família União, como o sr. Paulo Pedrosa, apesar de tanto terem ainda a explicar, arvoram-se em paladinos da Justiça, dedo em riste, deixam sorrateiramente o bando de suspeitos e assumem a cadeira de acusadores.
Eleito presidente do Conselho Deliberativo por menos de 1/4 do quadro de conselheiros, Paulo Pedrosa realizou duas Assembleias onde demonstrou a sua total incompetência e incapacidade para o exercício do cargo. Uma vergonha, transmitida pela rede de TV do Clube.
Com o vídeo divulgado ontem, de críticas gratuitas ao Conselho Gestor, lança oficialmente a primeira semente da antiga política do “Nós e Eles” que floresceu na administração passada, espalhando ódio, distribuindo cargos, camisas e ingressos, dividindo o Clube ao meio para facilitar o desastre.
Paulo Pedrosa, na época presidente do Conselho Fiscal, notabilizou-se em declarar, várias vezes, que não havia nada de errado na administração Wagner.
É com esta ficha moral que passou a atacar o ex-Conselho Gestor, lançando a senha para reagrupar a Família União.
Já vimos este filme. Desta vez tem de ser diferente. Quem vencerá é o Cruzeiro.
Texto original aprovado e assinado pelos integrantes do Conselho Gestor do Cruzeiro Esporte Clube
Gestão Dezembro/Maio 2020