
FOTO: DIVULGAÇÃO
Os conselheiros de oposição que se movimentaram para pedir o afastamento da atual diretoria comandada pelo presidente Wagner Pires de Sá, buscam através de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) investigar toda a gestão do Cruzeiro durante esses dois anos. A informação inicial veio através dos jornalistas Tiago Mattar e Rafael Arruda, do portal Superesportes, e foi também confirmada por nós através de contato com os conselheiros participantes que estiveram durante toda a tarde na Assembleia Legislativa.
O objetivo da comissão, caso seja de fato implementada pelos deputados, não seria buscar o afastamento ou a renúncia dos dirigentes do Cruzeiro. A iniciativa tem como objetivo investigar as supostas irregularidades financeiras cometidas pela gestão, de modo a tentar recuperar o possíveis recursos do clube que tenham sido destinado às pessoas envolvidas na gestão. A ideia é “pensar na frente”, como disse um dos envolvidos. A CPI teria poderes de investigação suficiente para abranger as mais diversas áreas, evitando que processos individuais e demorados sejam necessários
Sobre o afastamento da diretoria, as informações de bastidores também dão conta de essa gestão não deve continuar no comando do clube. A manifestação da torcida na porta da sede administrativa, na tarde desta sexta-feira, teria surtido grande efeito e a tendência é que os mesmos não continuem no clube.
Caso a renúncia não ocorra, José Dalai, presidente do conselho, terá que convocar nova reunião dos conselheiros. Vale lembrar que no último dia 10, mais de 120 conselheiros se mobilizaram e pediram a convocação de uma reunião para que seja votado o afastamento. O prazo limite para o aceite dessa convocação seria até hoje – o que não ocorreu. Entretanto, os conselheiros que idealizaram e se mobilizaram estão tranquilos diante do cenário atual. Os protestos massivos da torcida, seja na internet ou presencialmente, tem surtido efeito e acredita-se que no dia 7 de janeiro aconteça uma nova reunião já para determinar os rumos do clube.
Outro ponto importante a ser ressaltado pelos responsáveis por pedir a implementação da CPI é a criação de um real comitê gestor, com notáveis cruzeirenses especialistas nas mais diversas áreas para comandar o clube enquanto novas eleições não são chamadas, além de um conselho consultivo com pessoas de renome no mer