Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Cruzeiro 102 anos: clube vive fase de afirmação e busca ano de regularidade financeira e esportiva

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO / TWITTER / CRUZEIRO

O Cruzeiro completou 102 anos neste segundo dia de 2023 vivendo uma nova fase em sua grandiosa história. Após viver seu período de maior crise, o retorno à elite e uma nova gestão trouxeram ao torcedor a confiança de que o clube irá viver dias melhores. Mas o caminho ainda é longo e agora, de volta à Série A, os objetivos traçados buscam a estabilidade dentro e fora de campo.

Ainda convivendo com muitas dívidas, a meta a ser alcançada neste início de ano fora de campo é a aprovação da Recuperação Judicial. Tanto o clube quanto a justiça – que já aprovou o plano de RJ – entendem que o caminho para evitar uma possível falência da associação é um acordo entre o Cruzeiro e seus credores, de modo que seja possível realizar o pagamento das dívidas que hoje sufocam a instituição.

Recentemente, representantes da Alvarez & Marsal, empresa responsável por trabalhar nesse processo com o Cruzeiro, explicaram de forma mais detalhada como o plano de Recuperação Judicial ocorre e todo o planejamento a partir da possível aprovação por parte da assembleia de credores. Você pode conferir a entrevista na íntegra clicando aqui.

Ajustar as contas também faz parte dos planos da SAF. Com a associação definindo seu destino, ficará mais fácil determinar quanto do dinheiro investido pela atual gestão de Ronaldo Fenômeno deverá ser repassado e causará um impacto real no fluxo de caixa dos aportes destinados ao futebol. Ainda assim, o cenário é de melhora num primeiro momento, com o Cruzeiro se movimentando e reforçando seu elenco.

Até este momento, 10 reforços já foram oficializados pela Raposa para a próxima temporada – e outros ainda podem ser anunciados até o início do Campeonato Mineiro, no dia 21 de janeiro – a maioria vindo com contratos definitivos com o clube, indo na contramão dos vários empréstimos realizados na última temporada. 

Os reforços já anunciados pelo Cruzeiro são Neris e Reynaldo (zagueiros); Igor Formiga e William (laterais); Ramiro e Wallisson (volantes); Nikão e Mateus Vital (meias); Rafael Bilu e Wesley (atacantes). A diretoria ainda atua no mercado em busca de peças para repor a provável saída do centroavante Edu e também para a lateral direita, além da possibilidade de fechar pré-contrato com atletas que deixam seus clubes na metade do ano, como é o caso de Agustín Almendra, hoje no Boca Juniors, da Argentina.

Em seu planejamento interno para a temporada, a equipe comandada por Ronaldo Fenômeno traçou objetivos claros para 2023: disputar a final do Campeonato Mineiro, avançar às oitavas de final da Copa do Brasil (o clube entrará direto na terceira fase da competição) e se manter na elite do futebol nacional, com a 13ª colocação da Série A sendo uma meta mínima estabelecida.

Por fim, a Raposa ainda espera explorar mais sua marca e a imagem de seu atual sócio majoritário para alavancar as arrecadações e superar os valores de R$200 milhões em receitas, além de fortificar seu programa de sócio torcedor, que atualmente conta com mais de 67 mil associados adimplentes.