O Cruzeiro comunicou nesta quarta-feira (11) que realizou a inscrição de mais três jogadores para às quartas de final da Copa Sul-Americana, onde enfrentará o Libertad, do Paraguai. O zagueiros Weverton e Jonathan Jesus e o volante Fabrizio Peralta, que ainda aguardam uma oportunidade com o técnico Fernando Seabra.
Jonathan Jesus e Peralta ficaram de fora da lista dos reforços que foram inscritos na fase anterior, quando a equipe superou o Boca Juniors, já que eram permitidas apenas cinco trocas. Todos os clubes ainda podem realizar seis trocas antes da disputa das quartas (até 13 de setembro) e três antes da semifinal (18 de outubro). Desta forma, o clube já garantiu as alterações permitidas nesta fase.
Os dois jogadores ainda não atuaram desde a sua chegada. Jonathan ficou no banco de reservas em oito oportunidades, enquanto Peralta foi relacionado em apenas três jogos. Weverton, que foi revelado na base celeste e foi emprestado no primeiro semestre para o Athletic, retornou ao clube após o fim do estadual e vem treinando como lateral-direito. O atleta ficou no banco de reservas nos dois jogos contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro.
Peralta foi contratado junto ao Cerro Porteño do Paraguai, por um valor de 3 milhões de dólares (cerca de R$ 16,7 milhões) por 60% dos seus direitos. Há ainda a possibilidade de adquirir mais 20% dos direitos por um valor reduzido, equivalente à metade da primeira quantia.
O volante se apresentou ao clube em 6 de julho, logo após representar a seleção paraguaia na Copa América, realizada nos Estados Unidos. Ele finalizou os trâmites, assinou contrato, e estava previsto para ser liberado para as Olimpíadas de Paris. No entanto, foi cortado da convocação para focar em trabalhos de equilíbrio e fortalecimento muscular.
Jonathan Jesus iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Ceará, fazendo sua estreia como profissional no ano passado. Em 2024, mesmo tendo idade para atuar pelo sub-20, foi completamente integrado ao elenco principal após sua participação na Copa São Paulo.
Com boas atuações como titular sob o comando do técnico Vagner Mancini na Série B do Campeonato Brasileiro, Jonathan despertou o interesse do Cruzeiro, que o contratou por R$ 8,2 milhões, mesmo com seu contrato válido até o final de 2025. O jogador chegou a Belo Horizonte em junho, cerca de 40 dias antes da abertura da janela de transferências, e foi relacionado para todos os oito jogos em que esteve disponível.