
O Cruzeiro ainda segue ativo no mercado da bola em busca de qualificar seu elenco. Sem pressa, o entendimento da diretoria é que o início de trabalho do técnico Nicolás Larcamón será fundamental para mapear as fragilidades da equipe e fechar um elenco para essa metade inicial do ano, até o fim da primeira janela de transferências, no dia 6 de março.
Depois de ter anunciado seis contratações, das quais cinco podem ser entendidos como “reforços” e uma para “compor” o elenco, agora a Raposa trabalha por uma contratação de impacto: o meia-atacante Douglas Costa.
Segundo informações do jornalista Samuel Venâncio, do Canal SV, complementadas pelo jornalista Heverton Guimarães, da TV Band Minas, o contato entre as duas partes já foi feito há alguns dias, com direito ao sócio majoritário do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno, procurando e falando diretamente ao atleta. A ideia do Cruzeiro é reforçar seus extremos, apostando na recuperação de Gabriel Verón e tentando contar com o diferencial técnico que pode proporcionar Douglas Costa.
Trabalhando dentro de um orçamento pré-definido para a temporada, mas sem algumas limitações financeiras, como “teto salarial”, o Cruzeiro aposta no projeto da gestão da SAF para convencer o jogador a assinar um contrato de dois anos. Segundo apurações, o próprio jogador teria o interesse em retornar ao Brasil para apagar a má impressão de sua última passagem.
Livre no mercado, Douglas Costa acertou sua saída do LA Galaxy ainda no final de 2023 e, desde então, tem sido alvo não só do mercado brasileiro, mas também de clubes de outros mercados, como o do Oriente Médio. O Cruzeiro aguarda o momento certo para apresentar uma proposta formal ao jogador e dar início às tratativas de negociações, mas deixando claro que não entrará em nenhum tipo de leilão caso outras propostas apareçam.
O próprio atleta publicou em suas redes sociais que definiria seu futuro dentro de dois meses, isso ainda em outubro de 2023. Atuando na Major League Soccer (MLS), Douglas chegou a ser o segundo brasileiro com maior base salarial da competição, ganhando um salário-base de 3 milhões de dólares anuais (as informações são públicas e você pode conferir clicando aqui).
Nas últimas temporadas, Douglas saiu do Brasil deixando um desempenho ruim pela sua temporada no Grêmio, clube que o revelou, em 2021, quando o tricolor gaúcho acabou rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta curta passagem pelo Grêmio, após mais de uma década sendo destaque no futebol europeu (Shaktar, Bayern e Juventus), Douglas Costa atuou em 28 partidas, marcando apenas 3 gols e 2 assistências.
Pelo LA Galaxy foram duas temporadas (2022 e 2023), disputando 51 partidas, marcando 8 gols e 8 assistências.