
Depois de encarar o Internacional no domingo e perder jogando muito mal, o Cruzeiro recebe o Colorado novamente nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão, em jogo adiado quinta rodada do Campeonato Brasileiro, que deveria ter acontecido em maio, período em que o Rio Grande do Sul foi acometido por graves enchentes. O confronto é marcado pela tradição de duas equipes ao longo das últimas décadas.
Confronto histórico
Pela Libertadores de 1976, ano da sua primeira conquista, o Cruzeiro venceu o Internacional por duas vezes na fase de grupos, dando o “troco” pelo Brasileiro de 1975, vencido pelo Colorado por 1 a 0. A Raposa venceu por 5 a 4, no Mineirão, e também por 2 a 0, no Beira-Rio.
O equilíbrio é a marca desse confronto, com o Internacional levando pequena vantagem. Em 88 jogos, o Cruzeiro venceu 29 vezes, empatou 25 e sofreu 34 derrotas. O artilheiro do confronto é Joãozinho, jogador histórico do Cruzeiro entre os anos entre 1973-82 e 1984, com cinco gols.
Para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, algo que não acontece há um mês, desde a vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo, no Engenhão, no dia 27 de agosto, o Cruzeiro deverá encerrar um tabu de oito anos. São oito jogos de jejum diante do Colorado, com quatro derrotas e quatro empates. É a primeira vez na história que um dos adversários fica tanto tempo sem superar o outro.
Cruzeiro precisará encerrar tabu
A última vitória do Cruzeiro sobre o Inter ocorreu em 2016, pela 18ª rodada do Brasileiro. Ambos os times brigavam contra o rebaixamento e a Raposa levou a melhor vencendo, de virada, por 4 a 2. O jogo foi marcante pela atuação de Rafael Sobis. Recém chegado ao Cruzeiro e com forte vínculo com o Inter. O atacante anotou um “hat-trick” em favor da equipe celeste. Ramon Ábila também foi as redes, enquanto o Inter descontou com Seijas e Alex.
Desde então, os times se enfrentaram em mais dez oportunidades, oito pelo Brasileiro e duas pela Copa do Brasil, com quatro empates e seis vitórias para o Colorado. No returno do Brasileiro de 2016, o Inter venceu por 1 a 0, com gol de Valdívia. Os times não se enfrentaram em 2017 devido ao rebaixamento do Colorado. Em 2018, empates por 0 a 0 no Beira Rio e no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro.
Em 2019, pelo Brasileiro, o Inter venceu por 3 a 1 no Beira Rio e empatou em 1 a 1, no Mineirão. Pela Copa do Brasil, vitória colorada por 1 a 0 no Mineirão, pelo jogo de ida na semifinal, duelo que marcou a demissão do técnico Mano Menezes no Cruzeiro, e nova vitória vermelha por 3 a 0, no Beira Rio, na volta, com Rogério Ceni a frente da Raposa.
Os times voltaram a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. No turno, no Beira Rio, o jogo terminou empatado sem gols. No returno, o Colorado superou a Raposa por 2 a 1, com gols de Maurício e Wanderson. Bruno Rodrigues descontou para o Cruzeiro. Neste ano, o Inter venceu por 1 a 0 o confronto válido pelo returno, e agora os dois times se enfrentam para preencher a rodada que foi adiada, onde o Cruzeiro terá nova oportunidade de encerrar o jejum de vitórias sobre o Colorado.