Cruzeiro busca os gols, mas fica apenas no empate contra o Bahia fora de casa

Compartilhe

FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO

Cruzeiro e Bahia se enfrentaram na noite deste sábado (10) na Itaipava Arena Fonte Nova, pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com gols de Bruno Rodrigues e Wesley para Raposa, e Kayky e Arthur Sales para o tricolor, o placar terminou empatado em 2 a 2. Com esse resultado o Cruzeiro chega aos 14 pontos e ocupa, momentaneamente, a 9ª colocação da tabela de classificação do Brasileirão.

Para essa partida, Pepa sinalizou uma possível alteração de formação nos treinos ao longo da semana, acabou optando pelo tradicional e escalou sua equipe com a defesa titular, contando com o retorno de Lucas Oliveira. No meio campo, Wallisson deu lugar a Filipe Machado. Gilberto ficou sendo o responsável pelos gols.

Primeiro tempo de virada

O Cruzeiro começou o jogo com sua proposta de marcar em cima e pressionar o adversário logo na saída da posse de bola. Em alguns casos, chegou a criar boas oportunidades para construir jogadas de efeito, mas não chegou a finalizar. O Bahia procurava os espaços em profundidade para chegar na linha de fundo e tentar surpreender a Raposa, mas também sem efetividade.

Mas, mesmo sob pressão, foi o Bahia que saiu na frente na Fonte Nova. Na inversão da bola, Kayky recebeu dentro da grande área, se livrou da marcação e encheu o pé para chutar cruzado e fazer 1 a 0 para os mandantes. O gol mudou a forma como as equipes se posicionavam em campo, aumentando a confiança do Bahia, que buscava nas costas dos laterais os melhores espaços para finalizar, também controlando a partida.

A resposta do Cruzeiro veio também em uma bola invertida, aos 29 minutos, quando William deu um passe para Gilberto, que serviu Bruno Rodrigues. O camisa 9 driblou o marcador e chutou para o gol. 1 a 1 no placar. O empate voltou a deixar a partida mais equilibrada, com ambos os times esperando e buscando mais os erros do adversário.

Já nos minutos finais, quando o jogo parecia ir empatado para o vestiário, um erro defensivo na saída de bola do Bahia acabou deixando a bola para Wesley, sozinho, contra o goleiro Marcos Felipe. O atacante dribla e toca com calma para o fundo das redes. Virada da Raposa fora de casa 2 a 1.

Bahia busca empate e VAR destaca

A Raposa voltou ao segundo tempo com pressão e teve a oportunidade de ampliar o placar logo nos primeiros minutos, com Gilberto, que acabou chutando pra fora. O Cruzeiro vendo a necessidade do Bahia em sair para o jogo, optou por passes de maior profundidade, buscando as costas da defesa do tricolor.

Ainda na primeira metade do segundo tempo Pepa promoveu a primeira substituição da equipe. Sacou o centroavante Gilberto para entrar com o volante Wallisson, mudando o esquema tático da equipe, que passou a atuar com dois jogadores de frente e reforçando o meio de campo, com o camisa 5 atuando ao lado de Mateus Vital, que não estava aparecendo muito na partida.

A pressão do Bahia se intensificou e na cobrança de escanteio, boa cabeçada para o gol. Rafael Cabral chegou a defender, mas o rebote sobrou para o atacante Arthur Sales, sozinho na área, empurrar para o gol. 2 a 2 no placar.

Ainda sob pressão do Bahia, Pepa fez novas alterações, dessa vez entrando com Stênio e Henrique Dourado no lugar de Wesley e Neto Moura, respectivamente, voltando à estrutura original da equipe. E acabou dando certo, pois o Cruzeiro voltou a ser superior no jogo e criar boas chances para finalizar. Bruno Rodrigues era quem mais tentava no talento individual, mas Henrique Dourado também era bastante acionado e acabou perdendo boas oportunidades.

Mas aos 43 do segundo tempo, em boa jogada construída na esquerda, Bruno Rodrigues achou Henrique Dourado dentro da área, após a bola cruzada rasteira. O atacante chegou a fazer o gol que daria a vitória, mas após análise do VAR, foi dado o impedimento. No lance seguinte, Henrique Dourado arrancou sozinho e sofreu falta dentro da área, o árbitro marcou o pênalti para o Cruzeiro, mas, novamente, a atuação do VAR acabou anulando a marcação de campo. E o jogo terminou com o placar igual em 2 a 2.

O que vem por aí…

Agora o Cruzeiro só volta a campo no próximo dia 21 de junho. Fora da Copa do Brasil, serão 11 dias de descanso e treino para a equipe, por conta da data FIFA que acontece na próxima semana. O adversário será o Fortaleza, no Mineirão, às 19 horas.

Compartilhe