
FOTO: BRUNO HADDAD / CRUZEIRO E.C.
O Cruzeiro divulgou nesta segunda-feira a lista de inscritos para a Copa São Paulo de Futebol Júnior que será disputada em janeiro. Os nomes de mais destaque são os atacantes Vitor Leque e Vitor Roque, que foram utilizados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo na Série B do Campeonato Brasileiro. Outros jovens do grupo também possuem passagem pelos profissionais, como os zagueiros Paulo e Weverton, os laterais Kaiki, Riquelmy e Geovane e o atacante Riquelmo.
Vitor Leque, de 20 anos, foi lançado por Luxemburgo e marcou dois gols e deu três assistências em 10 jogos na Série B, enquanto Vitor Roque, de 16, participou de cinco partidas. O grupo comandado pelo técnico Mário Henrique, promovido do Sub-17, ainda conta com o meia Vitinho, que passou as últimas duas temporadas e meia emprestado ao Palmeiras, onde teve bom rendimento no Sub-20 e chegou a ser observado entre os profissionais.
🦊📋 Estes são os nossos #CriasDaToca relacionados para a Copa São Paulo!
VAMOS, CRUZEIRO! 💙#DaTocaPraCopinha pic.twitter.com/2kMMD6UWYo
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) December 27, 2021
A Raposa está no Grupo 20 da Copinha ao lado de Itapirense-SP, Palmas-TO e Retrô-PE. O time jogará no município de Itapira, a 165 km de São Paulo. O estádio que sediará os jogos é conhecido como “Toca do Coelho”, com capacidade para 7 mil torcedores. O time celeste vai em busca do bicampeonato, já que o único título conquistado foi em 2007, após superar o São Paulo nos pênaltis.
Jogos do Cruzeiro no Grupo 20
Cruzeiro x Palmas – quarta-feira, 5/1, às 19h30
Retrô x Cruzeiro – sábado, 8/1, às 14h
Itapirense x Cruzeiro – terça-feira, 11/1, às 11h
Temporada do Sub-20 em 2021
O ano do time Sub-20 em 2021 foi regular. No Brasileiro da categoria, a equipe comandada pelo técnico Paulo Castro, que deixou o clube após o fim da temporada, teve uma campanha melhor em relação ao 19º lugar de 2020, mas não conseguiu se classificar às quartas de final. O time lutou até a última rodada para figurar entre os oito primeiros, mas a derrota pro Internacional, fora de casa, deixou a equipe na 10ª colocação com oito vitórias, cinco empates e seis derrotas em 19 partidas. No estadual, a Raposa fez o que se esperava e chegou à final da competição após liderar o grupo C. Acabou perdendo o título para o América-MG após empatar na ida por 1 a 1 e perder na volta por 3 a 1.
Para ficar de olho:

Ageu é um dos destaques do Sub-20 e cotados para servir o profissional em 2022. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Apostando em um time experiente e com vários jogadores com passagem pelos profissionais, a equipe comandada pelo técnico Mário Henrique possui na defesa seu pilar de sustentação mais forte. Contratado no ano passado junto ao São Paulo, Matheus Vieira tem 20 anos e jogou 27 vezes pelo Sub-20, 25 como titular e um gol marcado. O defensor alia bom posicionamento e velocidade como suas armas principais. Paulo, que alterna a faixa de capitão com o volante Ageu, costuma ser seu companheiro. O jovem é canhoto, veloz e com boa técnica para antecipar e desarmar. Alysson, Nardocci e Weverton são boas opções no banco.
No meio, o principal destaque é o volante Ageu, de 19 anos. O jogador marcou 9 gols em 26 jogos (todos como titular) e foi artilheiro do time na temporada ao lado de Igor Lemos. Ageu alia boa chegada ao ataque com marcação e passe, sendo um segundo volante com boa capacidade de participar do jogo. Ao seu lado jogaram Mitovoc e Breno, ambos de 19 anos e contratados em 2021. Ambos eram peça de confiança do ex-treinador Paulo Castro, atuando a frente da zaga, com um foco maior na marcação. Mitivoc atuou em 32 jogos (25 como titular), enquanto Breno entrou em campo 31 vezes (27 como titular).
Além de Vitor Leque, Daniel Jr e Igor Lemos tiveram boa apresentação no ataque do Sub-20 principalmente na campanha do vice-campeonato Mineiro e são promessa de gols e assistências na Copinha. Versátil, o primeiro pode jogar tanto como um nove de mais mobilidade, saindo da área, como pelos lados ou até mesmo mais recuado vindo de trás. Jogou 33 vezes na temporada (30 como titular), marcou 9 gols e deu duas assistências. Igor Lemos atua aberto, com bom drible e finalização, atuou em 32 jogos (26 como titular), marcando nove gols e dando seis assistências. Ambos chegaram em 2021 de Palmeiras e Flamengo, respectivamente.
Correm por fora
O Sub-20 passou por imensa reformulação durante 2021, por esse motivo vários jogadores foram contratados, alguns inclusive com experiência entre os profissionais em seus antigos clubes, caso do meia-atacante Victor Diniz, de 20 anos, contratado junto ao Paysandu. Com boa estatura e chegada na área, o atleta ainda busca um melhor desempenho na Raposa. Não foi titular absoluto, mas atuou em 21 jogos (6 como titular) e marcou quatro gols. É peça constantemente acionada durante os jogos. O centroavante Paulinho, recém chegado do São Paulo onde obteve grande destaque principalmente no Sub-17, ainda busca seu espaço no Cruzeiro. Em 20 jogos, o garoto de 20 anos marcou dois gols e contribuiu com duas assistências.
Outro que ainda busca mais espaço é o atacante Juninho, de 19 anos e contratado junto ao Palmeiras. É opção para atuar pelos lados do campo e fez 12 jogos em 2021. O atleta também tem passagens pela base do Corinthians e Fluminense.