FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
De volta à sua casa! Cruzeiro, Minas Arena e Estado de Minas Gerais fecharam um acordo para que a Raposa volte a atuar como mandante no estádio Mineirão pelos próximos três anos. O acerto aconteceu em uma reunião virtual que contou com representante das partes interessadas e, a prévia do acordo, que já havia sido negociado no último dia 20 de abril, se concretizou. A informação de que o acordo estava devidamente fechado foi dado pela rádio Itatiaia e confirmado por nossa reportagem.
Avançando na informação, com o acordo fechado o Cruzeiro passa a ter prioridade como mandante no estádio nos próximos três anos, com um contrato que melhora as condições para a Raposa de forma progressiva, atendendo a um desejo da própria gestão de possibilitar maior arrecadação dentro do Gigante da Pampulha.
A sinalização de que o acordo seria fechado veio na última semana, quando os representantes do estado, junto ao diretor da Minas Arena, Samuel Lloyd e representantes dos três clubes de Belo Horizonte se reuniram na Cidade Administrativa para chegar a um acordo bom para todas as partes.
Na iminência de ser o único clube de Belo Horizonte a usufruir do Mineirão – Atlético está em vias de estrear a Arena MRV e o América tem o Independência – o Cruzeiro buscava por condições melhores para atuar no estádio e conseguir preferência em datas e também uma maior arrecadação, com participação em bares, estacionamento, camarotes e até possíveis eventos culturais e shows que tirassem a oportunidade de atuar no estádio. Para chegar a um acordo, ambas as partes precisaram ceder em alguns pontos.
Vale ressaltar que o novo acordo só foi possível após mediação do governo estadual. Pedro Bruno, secretário de infraestrutura e mobilidade (Seinfra), foi um dos responsáveis diretos por fazer o “meio de campo” para que a situação se resolvesse, já que existia o risco de que o Mineirão ficasse sem receber partidas de futebol a partir do segundo semestre deste ano.
De acordo com o CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima, o Cruzeiro deverá abrir para o público os detalhes do acordo firmado entre as partes, com a finalidade de dar transparência ao novo contrato e suas cláusulas.
Ainda não há garantias de quando o clube retornará ao Mineirão. Em apurações da nossa reportagem junto ao jornalista Samuel Venâncio, do Canal SV, o Cruzeiro aguarda para saber a situação do gramado do estádio – que passa nesse momento por manutenção e replantio – para definir em qual jogo o clube irá atuar. De acordo com falas do próprio Gabriel Lima, o clube pretendia voltar na partida contra o Fluminense, 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas ainda não há confirmação oficial.
Procurados, a assessoria do Cruzeiro disse que irá soltar uma nota oficial sobre o acordo com a Minas Arena. A assessoria da Minas Arena não respondeu nosso contato até o momento de publicação desta matéria.
Zema se posiciona
O governador Romeu Zema (NOVO) se posicionou sobre o acordo firmado entre as partes, através de seu perfil no Twitter. De acordo com Zema, o Mineirão “foi construído há 58 anos com esse objetivo e os jogos no Gigante da Pampulha estão garantidos”. Confira: