Cruzeiro empata com Democrata e se classifica às semifinais do Mineiro graças ao América

Compartilhe

FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO

Cruzeiro e Democrata-SL se enfrentaram na tarde deste sábado (4) em Cariacica, no Espírito Santo. Com gols de Bruno Rodrigues para o Cruzeiro e William Mineiro para o Democrata, o jogo terminou 1 a 1. Desta forma, o time da Raposa está classificado à fase semifinal do Campeonato Mineiro de 2023, graças a vitória do América sobre o Tombense, por 3 a 1.

Com a necessidade de mudar o time por conta de lesões e outras ausências, o uruguaio Paulo Pezzolano optou por ir a campo com um time bastante diferente do que atuou nos últimos jogos, quando conseguiu repetir a escalação. 

As principais mudanças foram a entradas e Matheus Jussa na defesa, compondo a linha de três zagueiros, o retorno do lateral William e Mateus Vital sendo titular. Confira a escalação inicial do Cruzeiro para o duelo:

Pouca inspiração e golaço de falta no primeiro tempo

O início do primeiro tempo mostrou a equipe do Cruzeiro bastante ansiosa e com muita dificuldade em se livrar da forte marcação que fazia o Democrata-SL. O time forçava a bola com Kaiki e William pelos lados do campo, mas não conseguia construir boas jogadas ofensivas, enquanto o Jacaré tentava sair nos contragolpes.

A Raposa até chegou a assustar o goleiro Thulio, mas foram poucas as grandes chances criadas, com a defesa do time adversário conseguindo anular o centroavante Gilberto, com muita dificuldade de Mateus Vital e Bruno Rodrigues em sair da marcação e participar das jogadas de ataque.

Se faltava criatividade para construir boas jogadas, sobrou categoria para Bruno Rodrigues abrir o placar. A falta frontal para o gol do adversário, Bruno Rodrigues mandou com categoria por cima da barreira e guardou na gaveta. Placar aberto em Cariacica, 1 a 0. 

Quando tudo se encaminhava para uma vitória parcial do Cruzeiro no primeiro tempo, o Democrata conseguiu o gol de empate, nos acréscimos. A bola levantada na área foi mal cortada e sobrou para o zagueiro William Mineiro, sozinho, empurrar para as redes. Falha da defesa celeste e 1 a 1, placar final da primeira etapa.

Segundo tempo de pouco futebol

Para a segunda etapa, Paulo Pezzolano optou por fazer uma mudança tática na equipe. Abrindo mão do esquema com três zagueiros, substituiu Matheus Jussa por Wesley e colocou o time com mais presença no campo de ataque. 

Apesar das mudanças, a equipe do Cruzeiro continuou com problemas na criação das jogadas e pouca inspiração para superar as linhas de marcação do Democrata. Os primeiros minutos da etapa final ficaram marcados, principalmente, pela dificuldade de ver a bola rolando, com o árbitro apitando as muitas faltas que aconteciam em campo.

O Cruzeiro forçou, mesmo que sem criatividade, o ataque, mas não conseguia chegar ao gol de desempate. Por mais sorte que juízo, o empate em 1 a 1 servia para classificar a Raposa à fase semifinal do Campeonato Mineiro, graças a vitória do América diante do Tombense. Pezzolano ainda mudou mais peças no time, com a entrada de Nikão, Stênio e Ramiro, mas as alterações também não surtiram o efeito desejado e o jogo terminou 1 a 1.

Próximos jogos

Classificado à fase semifinal como líder do grupo C, o Cruzeiro agora enfrenta o América em datas e horários a serem divulgados pela Federação Mineira de Futebol.

Compartilhe