Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Cruzeiro empata com Londrina, chega a nove rodadas sem vitória; Mozart não resiste e cai

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.

Cruzeiro e Londrina se enfrentaram na noite desta sexta-feira (30), às 21:30h, no Mineirão. O confronto válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B terminou com empate entre as equipes por 2 a 2  e uma atuação distinta da equipe treinada por Mozart. Os gols foram marcados por Bruno José e Marcelo Moreno para o Cruzeiro, Matheus Bianqui e Douglas Santos para o Londrina. Com este resultado, o Cruzeiro chega a 13 pontos e momentaneamente ocupa a 16ª colocação da tabela.

O técnico Mozart optou por começar a partida na formação que considera ideal, com três zagueiros (Ramon, Eduardo Brock e Léo Santos), Felipe Augusto e Norberto de alas e Marcelo Moreno no comando do ataque, ao lado de Bruno José. Marcinho, tido como melhor jogador do Cruzeiro na temporada, iniciou a partida no banco, Rômulo, Flávio e Rafael Sóbis ocupavam o meio de campo.

Primeiro tempo de pressão e vacilo

Na prática, o time iniciou o jogo com bastante segurança defensiva e marcação apertada, mas apresentava as mesmas dificuldades de criação e finalização dos últimos jogos. A pressão inicial de fechar a marcação deu resultado. Foi numa roubada de bola do ataque que Bruno José, sozinho, na tentativa de cruzar para a pequena área, contou com o desvio e abriu o placar. Cruzeiro 1 a 0 aos 14 do primeiro tempo.

Mas a vantagem no placar, que poderia servir para aliviar a pressão, acabou acomodando o time. Ao invés de manter o ritmo, o time cedeu espaço para o Londrina, que em duas chegadas, acabou marcando. Na cobrança de falta, Matheus Bianqui empatou. 1 a 1 e um jogo que começava a ficar mais tenso que o necessário para a Raposa.

E o que começava a ser ruim, terminou pior. O Cruzeiro retomou a pressão, mas de forma desorganizada. Não conseguiu fazer o gol, desperdiçou uma ótima chance com Felipe Augusto, que parou nos pés do goleiro César e no final do primeiro tempo acabou sofrendo a virada. Num erro de posicionamento dos volantes e da zaga, o Londrina conseguiu espaço no meio de campo e Felipe Vieira achou Douglas Santos em ótimas condições. O atacante tocou na saída de Fábio e virou. 2 a 1, fim de primeiro tempo e mais pressão pra cima do Cruzeiro.

Entrada de Marcinho muda o jogo

O Cruzeiro voltou com a mesma formação que terminou no primeiro tempo – Adriano havia entrado no lugar de Flávio, que saiu machucado ainda na primeira etapa. A ideia era manter a pressão que o time já havia exercido e esse foi o comportamento do time nos minutos iniciais. Sem resultado, Mozart optou por colocar em campo Wellington Nem e Giovanni no lugar de Rafael Sóbis e Rômulo, respectivamente.

Sem conseguir o empate, já na metade final do segundo tempo, Mozart tirou um dos zagueiros (Léo Santos) e colocou Marcinho. As mudanças surtiram efeito: jogada de Marcinho puxando contra-ataque e Wellington Nem, Bruno José recebeu na área e só rolou para Marcelo Moreno empurrar e empatar. 2 a 2 no placar. Com as substituições, ficou evidente que Marcinho e Wellington Nem não podem ficar no banco. 

Infelizmente, a reação foi tardia. O Cruzeiro manteve a bola no ataque, mas não conseguiu buscar a vitória. Foram várias oportunidades claras de gol perdidas pelos atacantes. O jogo terminou empatado em 2 a 2 e o Cruzeiro, apesar de ter apresentado um melhor futebol no segundo tempo, chegou a nona partida sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro.

De positivo, a afirmação que toda a torcida e imprensa esportiva especializada já vinha questionando: Marcinho e Wellington Nem não podem ser bancos dessa equipe. De negativo, o empate com uma das equipes mais limitadas do campeonato.

Agora o time terá mais uma semana livre de treinamentos. O próximo jogo do Cruzeiro é contra o Brusque, fora de casa, no sábado (7), às 11 horas.

Queda do treinador

Após o resultado, a saída do técnico Mozart foi confirmada pelo diretor de futebol do clube, Rodrigo Pastana.

Em transmissão realizada no canal oficial do Cruzeiro, Pastana disse:

“Venho aqui, infelizmente depois de mais um resultado que não esperávamos. Infelizmente as coisas não estão andando conforme a grandeza desse clube. Conversamos com Mozart a pouco e ele optou pelo pedido de demissão, para que a gente possa andar por outro caminho, na busca de outro profissional. Esperamos que nós tenhamos melhores resultados daqui pra frente. Obrigado e me desculpem.