Cruzeiro encaminha saída de Fernando para o Santa Clara, de Portugal

Compartilhe

O atacante Fernando está próximo de dar sequência à carreira no futebol europeu. O jogador deve se transferir em definitivo para o Santa Clara, de Portugal, conforme informado incialmente pelo perfil “Crias da Toca” e confirmado pela nossa reportagem. O Deus me Dibre avançou que pelo acordo o Cruzeiro mantém 50% dos direitos econômicos do jogador, podendo vender outros 10% fixados em R$ 2 milhões.

Fernando também despertou o interesse de outros clubes de Portugal, como o Rio Ave e Torreense, mas a boa relação de Pedro Lourenço, dono da SAF celeste, com Bruno Vicintin, principal acionista do Santa Clara, pesou a favor do clube de Açores.

Destaque do time comandado por Mairon César na campanha do bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, conquistado no último domingo (25), Fernando não faz parte dos planos da comissão técnica da equipe profissional. A negociação, portanto, é vista internamente como uma oportunidade de mercado, já que o jogador tem contrato se encerrando ao final do ano.

Revelado pelas categorias de base celestes, o atacante ganhou projeção principalmente em 2023, temporada em que marcou 26 gols. O bom desempenho levou o Cruzeiro a adquirir parte de seus direitos e firmar contrato definitivo com o jogador naquele ano, com vínculo válido até dezembro de 2026. Atualmente, o clube mineiro detém 50% dos direitos econômicos do atleta.

Após a disputa da Copinha de 2025, Fernando foi emprestado ao Maringá para a Série C do Campeonato Brasileiro. No clube paranaense, teve poucas oportunidades, atuando em cinco partidas e marcando um gol, no empate diante do Botafogo-PB. O empréstimo foi encerrado antes do prazo final.

De volta ao Cruzeiro em julho, foi reintegrado ao elenco sub-20 e assumiu a titularidade na reta decisiva do Campeonato Mineiro da categoria, competição que terminou com o título celeste. Em 2026, mesmo inscrito na Copinha, Fernando chegou a ser utilizado no elenco principal. O atacante foi relacionado por Tite para os dois primeiros jogos do Campeonato Mineiro, contra Pouso Alegre e Tombense. Depois, retornou ao sub-20 para a sequência da competição nacional, encerrando o torneio como artilheiro do Cruzeiro, com quatro gols, e participação relevante na campanha do bicampeonato.

Compartilhe