Cruzeiro encara o Fluminense em busca de reabilitação no Brasileiro e terá que superar longos tabus

Compartilhe

O Cruzeiro busca reabilitação no Campeonato Brasileiro após três jogos sem vitórias (dois empates e uma derrota). Apesar de atravessar uma boa fase na Sul-Americana, onde alcançou as semifinais, na classificação do returno da Série A, segundo dados do grupo do Departamento de Matemática da UFMG, a Raposa ocupa o 13º lugar, com duas vitórias em nove jogos e um aproveitamento de 37%. Dos últimos nove jogos, apenas uma vitória.

O adversário da próxima quinta-feira será o Fluminense, que vive um momento ainda mais delicado sob o comando do técnico Mano Menezes. A equipe carioca foi derrotada na última rodada para o Atlético-GO, lanterna do torneio, e está na 18ª colocação, com 27 pontos após 27 jogos e três derrotas consecutivas.

Contudo, o adversário é uma “pedra no sapato” do Cruzeiro ao longo dos últimos anos, principalmente quando atua como mandante. No Rio de Janeiro, a última vitória da Raposa aconteceu em 2012, há quase 12 anos, quando venceu por 2 a 0, no estádio Nilton Santos, pela 36ª rodada do Brasileiro. Os gols foram marcados por Élber e Montillo. Nos nove jogos restantes, foram seis vitórias do Fluminense e dois empates.

Enfrentando o Fluminense no Maracanã, o jejum se amplia para 16 anos. A última vitória celeste no estádio ocorreu em 2008, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando fez 3 a 1, com gols de Fabrício, Wagner e Guilherme. O Tricolor diminuiu com Washington. Já no histórico do “Novo Maracanã”, reformado em 2013 para disputa da Copa das Confederações e do Mundo em 2014, o Cruzeiro ainda busca o primeiro triunfo sobre o Fluminense. Em oito jogos, o Fluminense venceu seis e empatou duas vezes.

O histórico geral das equipes também favorece ao tricolor carioca. Segundo dados da Cruzeiropedia, são 88 confrontos no geral, com 27 vitórias do Cruzeiro, 22 empates e 39 derrotas. No primeiro turno desse ano, a Raposa levou a melhor sobre o Fluminense, então treinado por Fernando Diniz, atual técnico celeste, por 2 a 0, com William anotando os dois gols.

Tal resultado encerrou um tabu de oito jogos sem vitória sobre o Fluminense, com cinco vitórias e três empates na sequência. Agora, a equipe busca quebrar mais dois tabus como visitante para sair do Rio de Janeiro com três pontos e seguir na cola do G-6 do Brasileiro.

Compartilhe