O Cruzeiro já sabe quem serão seus primeiros adversários na Copa São Paulo de Futebol Júnior Feminina. Em sua estreia na competição, que acontece entre os dias 28 de novembro e 15 de dezembro, a equipe celeste está no grupo A, ao lado de Corinthians, Centro Olímpico e Fortaleza. O sorteio dos grupos foi realizado na tarde desta terça-feira (10), e marca a participação inédita da Raposa na segunda edição da Copinha Feminina.
A estreia do Cruzeiro na competição se deve à formação de sua categoria de base feminina, lançada oficialmente em 2024, como parte de um projeto de desenvolvimento do futebol feminino do clube. O time de base faz parte do planejamento estratégico que começou na gestão Ronaldo e foi ampliado com a chegada de Pedrinho, atual sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Embora a formação da base ainda não tenha sido apresentada oficialmente ao torcedor, sua criação já vinha sendo trabalhada nos bastidores há algum tempo. A diretora de futebol feminino do Cruzeiro, Kin Saito, havia mencionado o projeto em uma entrevista ao portal No Ataque no início do ano, assegurando que o clube estaria presente na Copinha:
“A primeira informação que o torcedor precisa saber é: nós teremos projeto de base no futebol feminino do Cruzeiro. O nosso cuidado, como tem sido feito aqui dentro desde a chegada da SAF, é que está bem planejada e dialoga com nossa estratégia e com nossa responsabilidade orçamentária.”
A participação na Copinha Feminina reforça o compromisso do Cruzeiro com o desenvolvimento da modalidade. O clube tem buscado não apenas fortalecer seu futebol feminino, mas também garantir que a formação de suas jovens atletas esteja alinhada com um modelo de gestão responsável e sustentável.