
Foto: Vinnicius Silva/Portre Imagens
Por Natália Andrade
O Cruzeiro estreia hoje na elite do futebol feminino nacional. A partida, válida pela primeira rodada do Brasileiro A1, reedita a final do Brasileiro A2 no ano passado, quando a equipe celeste perdeu o título para as paulistas. Agora as equipes se reencontram em um novo momento e com equipes bastante reformuladas. A meio campo Dede, que chegou à equipe no início do ano, falou sobre a expectativa para a partida: “eu estou muito confiante, vai ser um jogo que todo mundo sabe que não é fácil, eu espero que a gente consiga colocar em prática tudo o que viemos trabalhando desde que cheguei aqui. Eu espero que a gente consiga mostrar tudo o que vem sendo feito, foi pouco tempo de preparo mas conseguimos nos entrosar, o Jorge é um treinador excelente, muito inteligente, eu estou gostando muito e me adaptando muito bem”.
A zagueira Jajá, que é remanescente do elenco 2019 do Cruzeiro, também falou sobre o reencontro: “Primeiramente pé no chão, acredito que as das equipes vão entrar com muita vontade, querendo ou não temos esse histórico, mas acredito que isso só dá um gás a mais, uma vontade a mais de mostrar o nosso trabalho. Os dois elencos estão muito mudados, vence quem fizer por merecer”.
Além das mudanças nas equipes, os dois times vêm com desfalques importantes, já que tanto Cruzeiro quanto São Paulo tem atletas na seleção sub20. Pelo lado celeste, Duda e Micaelly, duas das principais atletas do elenco, não participam da estreia. Já o tricolor paulista não conta com Yayá, Jaqueline, Cris e Lauren. O técnico Jorge Victor, que fará sua estreia nesta segunda feira, ressaltou a importância do elenco para suprir a ausência das jogadoras: “é pra isso que se forma o elenco, porque hoje são as duas, mais pra frente podemos ter por algum motivo outras atletas que não possam jogar. Nós temos no elenco outras jogadoras tão capacitadas quanto elas para jogar e serem titulares. Agora elas terão um problema: reconquistar a titularidade quando voltarem da seleção. Não tem titularidade garantida”.
Duda e Micaelly retornam da seleção nesta segunda. As duas foram campeãs da segunda fase da Liga Sul-Americana Sub-19, quando o Brasil venceu a Venezuela por 2×0, com um gol de cada cruzeirense. As atletas não chegam em tempo hábil para a partida.
CRUZEIRO APRESENTA ELENCO PARA A TORCIDA

Vinnicius Silva/Portre Imagens
Na tarde de domingo as atletas da equipe feminina do Cruzeiro foram oficialmente apresentadas para a torcida, durante o intervalo do jogo contra o América. As jogadoras tiveram o nome anunciado no telão do estádio e deram uma volta olímpica pelos setores que estavam abertos ao público. Jajá comentou a experiência “Pra gente é muito gratificante, foi um dia muito mágico não só para mim mas para as minhas companheiras também, pra muitas é a primeira vez que acontece isso. Isso é para mostrar o quanto o futebol feminino vem crescendo e mostrar o apoio que o Cruzeiro vem dando e a total confiança que existe no time feminino. Serve também para chamar a torcida para conhecer a gente mais de perto. ”
A coordenadora da equipe, Bárbara Fonseca, ressaltou a importância desse momento para a equipe, que completou um ano esse mês. Na última temporada, as atletas não chegaram a ser apresentadas oficialmente apesar da boa campanha que fizeram. Bárbara destaca a evolução na forma de se tratar o futebol fminino: “a gente tem que agradecer a diretoria do Cruzeiro que vem trabalhando para dar cada vez mais visibilidade à nossa modalidade. Eu sou a pessoa dos processos, eu gostaria que o torcedor entendesse que o futebol feminino passa por processos e chegou o momento ideal em que a diretoria vai nos apresentar pra essa torcida maravilhosa pra cada vez mais a gente consiga buscar esse torcedor que ainda não teve os olhos voltados para o futebol feminino entenda que aqui é a mesma camisa e que vamos sempre trabalhar para que no feminino ou no masculino o Cruzeiro esteja sempre nos melhores lugares. ”
O Cruzeiro enfrenta o São Paulo hoje (10/02) às 19 horas no Sesc Venda Nova. Os ingressos são trocados no local por um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite. A partida será transmitida no twitter pelo @BRFeminino.