
Se a parada para a Copa do Mundo na Rússia interrompe o futebol nas quatro linhas, os bastidores seguem agitados e no Cruzeiro o momento é de muito trabalho. O time que encerrou o primeiro semestre com um saldo positivo (Campeão Mineiro, classificado em 1° na Libertadores e classificação para às quartas de final da Copa do Brasil bem encaminhada) também teve um sinal de alerta sobre a montagem do elenco. Com David no departamento médico, a ida do Arrascaeta para a seleção uruguaia, a lesão do Rafinha e um Thiago Neves jogando no sacrifício evidenciaram que a alta média de idade pesou. Não havia um velocista para oxigenar o ataque e encerramos a primeira parte do Brasileiro com um desempenho abaixo do esperado.
Para a dura sequência que se aproxima pós Copa, principalmente os confrontos pelas oitavas de final da Libertadores contra o Flamengo, a expectativa está em David. O atacante chegou lesionado do Vitória e soma apenas 90 minutos com a camisa azul. Sua recuperação é fundamental e ficamos na torcida para que seja o nosso diferencial. Contudo, vejo a contratação de mais um jogador de velocidade como necessária. Pedro Rocha, atualmente no Spartak Moscou, chegou a ser ventilado, mas os valores são altos. O vice-presidente de futebol, Itair Machado, em entrevista para Rádio Itatiaia, ratificou sua confiança no velocista vindo de Salvador.
“Tivemos a infelicidade de o David ter vindo com uma pequena contusão. Dentro dos trabalhos, a lesão se agravou. A gente acredita, quando voltar ao trabalho, que ele esteja com o grupo.”
Mesmo com a temporada de 2018 ainda em andamento e com necessidades de curto prazo para o elenco, a diretoria celeste já começou a planejar 2019. Em apuração realizada pelo portal Deus me Dibre, o lateral direito Ezequiel pode estar sendo envolvido em uma negociação para defender o Bahia no segundo semestre. Essa movimentação tem a ver com um antigo interesse do técnico Mano Menezes no atleta Zé Rafael, do Tricolor. A ida do lateral seria parte de uma compensação que ainda envolveria dinheiro e mais um atleta para que o meia 25 anos defenda o Maior de Minas em 2019.
Contratado em julho de 2016 junto ao Criciúma, Ezequiel nunca foi unanimidade no clube e conviveu com algumas lesões, principalmente em 2017. Disputou 60 partidas com a camisa do Cruzeiro, marcou 1 gol e deu 2 assistências. Zé Rafael chegou ao Bahia em 2017 após fazer boa Série B pelo Londrina no ano anterior. Ao todo, o atleta soma 94 jogos pelo Esquadrão, com 14 gols marcados e 7 assistências. O jogador pode atuar tanto aberto por qualquer lado do campo, como centralizado no meio campo.
Em contato com o empresário do Ezequiel, o mesmo negou qualquer negociação.
É interessante notar que o planejamento de 2019 já começou, porém os reforços precisam chegar para jogar em 2018. Zé Rafael seria um ótimo nome para ajudar a equipe na sequência do Brasileiro e também na Libertadores e Copa do Brasil. Entretanto, este ano não irá acontecer, já que o jogador atingiu o número máximo de jogos no Brasileiro e não pode mais se transferir. Pensar nele para 2019 não é suficiente diante das necessidades urgentes do elenco. O ideal é que caso algum reforço seja contratado, o mesmo já esteja treinando com o elenco no retorno às atividades realizadas durante a Copa.
Saudações celestes!
#MeDibre
Crédito: Foto: Divulgação/Bahia