CRUZEIRO MATEMATICAMENTE CLASSIFICADO – COPA RS

Compartilhe

O Cruzeiro suou sangue, mas conseguiu empatar contra o Nacional do Uruguai e garantir matematicamente sua classificação para as quartas de final da Copa-RS. Marcelo, de pênalti, aos 38 do segundo tempo, garantiu o resultado necessário.

O primeiro tempo começou truncado, com muitas ligações diretas e erros de passe. O Cruzeiro forçava pela esquerda com Marcelo, sem sucesso. Por outro lado, o Nacional não deixava barato e contra-atacava com passes longos buscando quase sempre o velocista Trezza, caindo pela direita, nas costas de Rafael Santos. Foi dele o lance mais perigoso dos uruguaios, com cruzamento pra área para Vecino, que recebeu livre e tocou pro gol. Brazão fez excelente defesa. Popó teve duas boas chances de marcar aos 8′ e 9′. Faltava a equipe celeste mais inverções de lado, buscando também acionar Laércio pela direita. Michel até distribuiu bons passes, mas a dupla de volantes composta por Emi Martínez e Romero protegiam bem a intermediária e saiam jogando com qualidade. O jogo seguiu sem muitas ações até que aos 39′, em falta perigosa para o Nacional, Brazão novamente apareceu bem. Aos 40′, foi a vez do Cruzeiro ameaçar. Rafael Santos cobrou lateral para área, Popó ajeitou de costas para Laércio que chegou cabeceando à esquerda de Bernatene.

O segundo tempo começou com o Cruzeiro acelerando nas transições. Marcelo saiu da esquerda e começou a flutuar por dentro, encostando no Laércio, corrigindo o problema do primeiro tempo. Apesar das boas jogadas de velocidade, faltava capricho no último passe ao penetrar na área do Nacional. Os uruguaios ameaçavam com cruzamentos para área, mas Brazão aparecia bem rebatendo para longe. Aos 14′, o lance de maior perigo do Cruzeiro. Marcelo recebeu lançamento em velocidade pela esquerda, driblou dois jogadores e bateu próximo ao gol, levando perigo. No minuto seguinte, a melhor chance do time. Após lindo passe de Michel, Popó fez um corta luz genial, deixando Marcelo mano a mano com Bernatene, o atacante bateu forte e cruzado, a bola saiu à direita. Aos 19′, gol contra do Cruzeiro. Vecino foi lançado na entrada da área, Gustavo Rissi tentou tirar, mas acabou jogando contra o gol de Brazão.

Marcelo não fez um bom jogo, perdeu boas chances, mas teve personalidade para cobrar o pênalti e classificar o Cruzeiro.

Com o revés, a equipe celeste partiu ao ataque, com Marcelo bastante acionado e errando muito, definitvamente não fez um bom jogo. O Nacional se fechou e protegia bem sua área, ganhando confiança e começando a levar perigo ao notar que o Cruzeiro havia sentido o gol. Aos 27′, Santi Rodríguez recebeu livre na segunda trave e cabeceou por cima. Aos 28′ e 31′, Brazão salvou novamente, evitando o segundo gol uruguaio. Ricardo mexeu colocando Maurício, Marco Antônio, Matheus Pereira e Caio Monteiro nos lugares de Luiz Gustavo, Michel, Rafael Santos e Laércio. Aos 38′, pênalti para o Cruzeiro. Marcelo se redimiu e cobrou bem, deslocando o goleiro e empatando o jogo, seu 2° no torneio e o 15° na temporada.

Não foi uma noite de bom futebol do Cruzeiro. O time teve muita dificuldade para converter as chances que teve durante o jogo e sofreu mais do que deveria contra o pior time da chave. A equipe foi a última a descansar (folga na última rodada) e encarou 4 jogos em 8 dias, desgaste que foi sentido hoje. Valeu o esforço na busca pelo resultado que garantiu a classificação.

Destaques: Gostei do Rômulo, bem nos desarmes e nos passes. Brazão fez belas defesas que garantiram que não sofrêssemos mais gols, mostrando reflexos apurados e elasticidade. Interessante notar como o Popó consegue ler bem os espaços buscando ajeitar o corpo e finalizar. Mostrou essa característica pegando de primeira com a direita, girando o corpo, e depois de canhota, na explosão em velocidade, ambas passaram perto. O promissor centroavante também consegue jogar de costas, fazendo o pivô, foi assim que deixou o Marcelo livre para finalizar. Temos que ter calma com ele, tem futuro.

Saudações celestes!
#MeDibre

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Compartilhe