FOTO: FELIPE SANTOS / SITE OFICIAL / CEARÁ F.C.
O Cruzeiro tem negociações avançadas para anunciar o seu primeiro reforço da temporada 2021. Trata-se do zagueiro Eduardo Brock, de 29 anos, vinculado ao Ceará. O defensor tem contrato vigente com o Vozão até 28/02/21 segundo o Transfermarkt e chegaria à Raposa sem custos. Com as prováveis saídas de Manoel (contrato até junho desse ano) e Cacá, com propostas do futebol japonês, o clube se movimenta para reforçar o setor de defesa, que ainda conta com Léo, Ramon e o jovem Paulo, de 18 anos.
Natural de Arroio do Meio-RS, Brock está no Ceará desde 2018, ajudando a equipe a permanecer na Série A desde então. Iniciou a carreira nas categorias de base do Grêmio, mas não chegou a jogar profissionalmente pelo tricolor. Em 2012 foi emprestado ao Canoas onde disputou uma partida e Novo Hamburgo, onde fez sete jogos. Em 2013, fez 5 jogos pelo Juventude. No ano seguinte, fez 9 jogos pelo Aimoré e acertou com o Brasil de Pelotas, onde atuou até 2016. Pelo Chavante, foram 38 jogos disputados entre Gauchão, Série D, Série C, Copa do Brasil e Série B. Conquistou três acessos consecutivos com a equipe e em 2017 acertou com o Paraná. Em Curitiba, obteve a maior sequência da carreira. Foram 57 jogos na temporada, todos como titular. Na Série B, foi um dos destaques da equipe no acesso. Como capitão, atuou em 37 das 38 rodadas, marcando dois gols.
Em 2018, jogou o primeiro semestre pelo Goiás, onde disputou 27 partidas (titular em 25) entre Goiano, Copa do Brasil e Série B, conquistando o estadual. Acertou com o Ceará no segundo semestre para o seu primeiro desafio na Série A, com 26 anos. O zagueiro nunca conseguiu ser titular, mas tinha um papel importante dentro do elenco pela liderança. Em 8 partidas disputadas, não perdeu. Foram seis vitórias e dois empates. Em 2019, foram 19 partidas (titular em 14) e 1 gol marcado. Na Série A, 9 jogos (titular em 7). Em 2020, disputou 17 jogos (titular em 13) e marcou 1 gol. Na Série A, 6 jogos (titular em 5). A última partida do jogador pelo Vozão foi em novembro, no empate por 2×2 diante do Atlético-MG.
O estudante de jornalismo e blogueiro Gêra Lobo, que acompanha os times cearenses, comentou sobre a passagem do zagueiro pelo Vozão:
Bom, Brock nunca foi unanimidade no Ceará. Desde que chegou em 2018, teve altos e baixos. Por ser um zagueiro canhoto, tem o benefício de ser um 4º zagueiro que quebra linhas com passe, tem boa saída de bola, mas peca em alguns posicionamentos e na bola aérea. Por ser um jogador rápido para posição, pode jogar de lateral-esquerdo também. Para a Série B, porém, vejo com um bom nível e tem uma idade que não é tão avançada. Se bem suportado no sistema defensivo, pode agregar. Não é um zagueiro ruim, mas precisa de sequência e na B vejo sua contratação com bons olhos.
Em três temporadas, Eduardo Brock disputou 44 jogos com a camisa do Ceará e conquistou a Copa do Nordeste, em 2020.