FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
Cruzeiro e Sport se enfrentaram na tarde deste domingo (9), na Ilha do Retiro, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com gols de Chico, Vagner Love e Labandeira (Sport) e Bruno Rodrigues (Cruzeiro), o Leão da Ilha fez valer sua força e sua vontade para conquistar os três pontos, vencendo por 3 a 1. A Raposa, que já tem o acesso e o título da competição assegurados, permanece com 72 pontos, enquanto o Sport, que ainda sonha com o acesso, chega aos 52.
O jogo foi marcado por uma postura diferente do Cruzeiro em campo. Para aqueles que se acostumaram a ver um time intenso, pressionando sem a bola e correndo o tempo todo, o primeiro tempo foi totalmente diferente. Com um time mais posicional e menos combativo, o Sport conseguiu de início abrir uma diferença no placar.
Na segunda etapa, a Raposa cresceu de produção, melhorou e conseguiu achar o seu gol. Mas acabou sofrendo mais um na falha do volante Willian Oliveira e toda a reação ensaiada não foi o suficiente pra evitar a derrota, dando fim a uma invencibilidade de 16 jogos sem perder na Série B do Campeonato Brasileiro.
ESCALAÇÃO
O técnico Paulo Pezzolano, que relacionou diversas novidades e cortou alguns jogadores que estavam sendo titulares, mandou a campo um Cruzeiro modificado, com a seguinte escalação:

Do outro lado, o Sport do técnico Claudinei Oliveira foi a campo da seguinte forma:

O JOGO
Primeiro tempo de domínio rubro-negro
O primeiro tempo iniciou com o Sport buscando atacar e pressionar a defesa do Cruzeiro. Com o campo mais aberto, o time de Paulo Pezzolano optou por aproveitar os espaços e atuar no contragolpe, com Bruno Rodrigues sendo a principal válvula de escape. Durante os primeiros 15 minutos, o Leão criava mais chances, mas parava principalmente em Rafael Cabral, que fazia excelente partida.
Mas a pressão do Sport acabou surtindo efeito e o primeiro gol da partida saiu aos 20 minutos da primeira etapa. Em cobrança de escanteio curto, o lateral Eduardo levantou a bola na área e o zagueiro Chico subiu entre os defensores celestes para cabecear em direção ao gol. 1 a 0 para o Sport.
Após o gol, o ímpeto da equipe mandante acabou diminuindo e a defesa se fechou mais, deixando mais difícil para a Raposa conseguir espaços para criar jogadas de perigo. Pezzolano ainda precisou fazer duas alterações na primeira etapa, colocando Daniel Jr. e Jajá em campo após Rafa Silva e Wesley Gasolina se lesionarem.
Antes do final da primeira etapa, o Sport conseguiu ampliar. Vagner Love conseguiu dominar a bola com espaço na entrada da área e chutou cruzado, no cantinho, sem muita força, mas o suficiente pro goleiro Rafael Cabral não conseguir alcançar. 2 a 0 no placar aos 40 minutos. Depois disso, pouco se criou em ambos os lados e esse foi o placar final da metade inicial do jogo.
Segundo tempo de domínio celeste
A volta do intervalo mostrou um Cruzeiro que buscava atacar mais e diminuir a diferença no placar, mas o Sport se defendia bem e minimizava as chances de erros aparecerem. Mantendo a pressão, logo o time de Paulo Pezzolano conseguiu achar o gol. Bruno Rodrigues recebeu na intermediária, de frente pro gol, encheu o pé e o goleiro Saulo não conseguiu defender. 2 a 1 no placar.
O Cruzeiro manteve a pressão pra cima do Sport, mas continuava com dificuldades em criar lances mais claros para finalizar. O Leão mais administrava a vantagem do placar do que buscava se arriscar em ataques. Pezzolano optou por fazer três alterações na equipe aos 20 minutos da etapa final: entraram Kaiki, Xavier e Edu nos lugares de Cipriano, Pedro Castro e Lincoln respectivamente.
Em determinado momento do jogo, o Cruzeiro já era superior tanto em posse de bola quanto em número de finalizações, mas não conseguia traduzir esses números em gols. Numa falha individual do volante W. Oliveira, o atacante Labandeira saiu cara a cara com o goleiro Rafael Cabral e pode escolher o lado para finalizar. 3 a 1 para o Sport, mesmo quando o Cruzeiro era melhor.
O jogo manteve a dinâmica, com o Cruzeiro pressionando, mas sem efetividade, enquanto o Sport buscava mais algumas chances no contragolpe e com bolas paradas. Mas o placar não se alterou mais. O time de Paulo Pezzolano viu se encerrar uma invencibilidade de 16 jogos na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022.
O que vem por aí…
Agora o Cruzeiro volta suas atenções para o duelo contra o Vila Nova-GO. O jogo será na próxima sexta-feira (14), no Oba, às 20:30h.