Depois de uma reta final do Campeonato Brasileiro de 2023 com uma sequência pesada de jogos, somado ao adiamento do fim da competição, o Cruzeiro projeta estratégias para encarar a próxima temporada com o máximo de preparação física e tática. Diante do alto desgaste enfrentado somado à uma temporada de mais jogos, a Raposa considera a possibilidade de utilizar uma equipe alternativa no Campeonato Mineiro de 2024.
A informação, inicialmente divulgada pelos jornalistas Samuel Venâncio e Thiago Valu, foi confirmada por nossa reportagem, e a tendência é que um time “sub-23” seja escalado para iniciar a disputa do estadual, visando proporcionar um período adequado de treinamento e recuperação para o elenco principal.
A decisão tem como objetivo preparar o time para o calendário de 2024, no qual o Cruzeiro enfrentará bem mais jogos, que vão desde a participação na primeira fase da Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, além das competições tradicionais como o próprio Campeonato Mineiro e a Série A do Brasileirão.
É importante ressaltar que, em algumas partidas, será necessária uma mescla de jogadores, uma vez que a equipe Sub-20 do Cruzeiro estará envolvida na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro. Caso o time alcance a final do torneio, programada para o dia 25 de janeiro, vários jogadores perderão a estreia no Campeonato Mineiro, marcada inicialmente para 24 de janeiro.
Em 2023 o Cruzeiro atuou em 53 jogos, sendo 52 partidas oficiais e 1 amistoso. A tendência é que o calendário para 2024 some, no mínimo, mais 10 jogos, com a Raposa chegando às fases finais do estadual, superando as oitavas de final da Copa do Brasil e avançando nas fases de mata-mata da Copa Sul-Americana.
A gestão cuidadosa do elenco é uma prioridade para o Cruzeiro, que busca equilibrar a participação em diversas competições sem comprometer o desempenho e a saúde dos jogadores. A expectativa é de que a estratégia adotada permita ao clube encarar 2024 de maneira mais competitiva.