FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO E.C.
Cruzeiro e Brusque se enfrentam na próxima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e o que poderia ser apenas mais uma rodada para a Raposa, tende a ser o início de uma trajetória entre a torcida e o clube no caminho de volta à elite do futebol brasileiro. O jogo da próxima terça-feira ficará marcado por ser a primeira vez, após o rebaixamento, que o torcedor cruzeirense poderá acompanhar o time desde o início da competição.
Não bastassem todos os problemas internos e externos que assolaram o Cruzeiro nestes últimos dois anos, o clube ainda precisou de lidar com a distância de sua torcida. Em 2020, com a pandemia da Covid-19 atingindo índices altos e se espalhando de forma muito rápida por todo o mundo, o campeonato – que chegou a ser paralisado – não contou com a presença do público em nenhuma das suas 38 rodadas.
A situação só foi mudar em 2021, mas ainda assim, muito tarde. Os primeiros nove jogos com o Cruzeiro sendo o mandante na competição aconteceram de portões fechados, na sequência, foram nove partidas com público reduzido a capacidades variadas de acordo com os estádios – a Raposa atuou no Mineirão, Independência e na Arena do Jacaré – até poder contar com público máximo na última rodada do campeonato, contra o Náutico.
Com portões fechados e posteriormente com número restrito de torcedores, a média de público do Cruzeiro na Série B de 2021, a partir do momento que a volta dos torcedores foi liberada, ficou em 12.884. A torcida ainda conseguiu o feito de ter o recorde de público na competição, justamente na única partida em que tinha a possibilidade de contar com 100% da torcida: o duelo contra o Náutico, na última rodada da competição, contou com 60.700 mil torcedores pagantes. Naquela ocasião, o jogo era apenas para “cumprir tabela”, já que não havia mais chances de acesso e nem perigo de rebaixamento.
Tanto a média de público, quanto o recorde de torcedores, poderia ter sido maior. A prefeitura já havia liberado a lotação máxima nos estádios antes da partida entre Cruzeiro e Brusque – a penúltima como mandante do time na competição, pela 35ª rodada da Série B – mas um problema operacional alegado pela Minas Arena, administradora do Mineirão, reduziu a capacidade do público para 35 mil torcedores no máximo. A torcida do Cruzeiro praticamente esgotou os ingressos, colocando 34.687 pagantes.
Para a partida da próxima rodada, a torcida poderá lotar o Mineirão. O clube já abriu a venda de ingressos para sócios torcedores e não há qualquer restrição ao número de torcedores. Além de reduzir o preço médio dos ingressos, os torcedores “sócios 5 estrelas” terão um desconto adicional de 10% na compra.
Cruzeiro e Brusque disputam a 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, na próxima terça-feira (12), às 21:30h, com a Raposa precisando se recuperar da derrota sofrida na estreia contra o Bahia e podendo contar com o torcedor cruzeirense em peso ao seu lado.