Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Cruzeiro promove ação em parceria com Observatório Racial do Futebol para dia da Consciência Negra

Compartilhe

FOTO: DANIEL HOTT / SITE OFICIAL / CRUZEIRO E.C.

Neste dia 20 de novembro é celebrado o dia da Consciência Negra, para promover a reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira e combater o rascismo, a discriminação racial e dar reconhecimento aos descendentes africanos. Aproveitando a data, o Cruzeiro resolveu utilizar um espaço nobre na camisa para abordar o tema numa data tão significativa.

Em parceria com o portal Observatório Racial do Futebol, que busca discutir, apresentar e reportar tudo sobre o tema racial inserido no contexto do esporte, o Cruzeiro irá estampar nas costas de suas camisas, para o jogo de hoje, contra o Figueirense, às 21:30, no Mineirão, expressões racistas usadas cotidianamente e que não cabem mais na atualidade, por serem extremamente ofensivas e discriminatórias.

Entre as expressões nas costas das camisas, com um risco sobre elas, estão “serviço de preto”, “criado mudo”, “lista negra”, “denegrir” e “da cor do pecado”, entre outras. A camisa também levará um patch na manga com o logo do Observatório Racial do Futebol. 

O presidente Sérgio Santos Rodrigues falou ao site oficial sobre a ação:

“Muitas destas palavras as pessoas falam sem pensar no sentido, muitas vezes sem saber, porque estão enraizadas no nosso vocabulário, mas precisamos mudar isso. O Cruzeiro pode e deve trazer os holofotes a estas causas, que promovem uma conscientização, educação e reforcem a igualdade e o respeito. Temos que aproveitar essas oportunidades para não somente fazer ações pontuais, mas realizar uma série de iniciativas constantes que de fato proporcionem mudanças permanentes”