O Cruzeiro voltou a decepcionar na temporada. Na semifinal da Copa Sul-Americana, com mais uma exibição abaixo do esperado, a equipe celeste empatou em 1 a 1 com o Lanús, da Argentina, nesta quarta-feira (23/10), no Mineirão. O duelo foi marcado por várias interrupções devido ao uso de sinalizadores, que espalharam fumaça pelas arquibancadas e atrasaram o começo da partida.
Kaio Jorge marcou o gol da Raposa logo aos quatro minutos do segundo tempo. No entanto, aos 17’, Bruno Cabrera, atuando no meio de campo, deixou tudo igual para os argentinos. O empate marcou mais um jogo sem vitória para Fernando Diniz, vaiado pela torcida celeste. Agora, a definição do primeiro finalista da Copa Sul-Americana será decidida no jogo de volta, na Argentina.
O JOGO
A partida começou de forma morna, com poucas oportunidades para ambos os lados. A primeira chance veio aos 14 minutos, quando Walace arriscou de longe, mas a bola passou por cima do gol defendido por Losada. Aos 27 minutos, Walter Bou chegou a marcar para o Lanús ao aproveitar um rebote com um chute de fora da área, porém, o lance foi anulado com o auxílio do VAR, que apontou impedimento na cobrança de falta que originou a jogada.
O Cruzeiro teve seu melhor momento no primeiro tempo quando Matheus Henrique avançou pela intermediária, driblou a marcação e finalizou com perigo, com a bola passando muito perto da trave do time argentino. Antes do intervalo, parte da torcida celeste já demonstrava insatisfação, vaiando o time ao final da primeira etapa.
Logo no início do segundo tempo, o Cruzeiro saiu na frente. Aos quatro minutos, Matheus Pereira cobrou uma falta para a área, Barreal finalizou, e, após o rebote do goleiro Losada, Kaio Jorge empurrou para o fundo das redes, colocando a Raposa em vantagem. No entanto, os sinalizadores voltaram a ser acesos pela torcida cruzeirense, e o jogo precisou ser paralisado mais uma vez.
Pouco depois, Marcelino Moreno teve uma boa oportunidade para empatar, mas Cássio fez uma defesa importante. Aos 27 minutos, Carrera aproveitou cobrança de escanteio, subiu mais alto que a defesa do Cruzeiro e empatou a partida. O ritmo do jogo diminuiu após o empate, com o time de Fernando Diniz apresentando muitas falhas diante da forte marcação argentina. Nos acréscimos, Matheus Pereira ainda teve uma chance em cobrança de falta, mas Losada defendeu, e o placar ficou nisso.
O QUE VEM A SEGUIR
Com o empate no Mineirão, a definição da vaga para a final da Copa Sul-Americana fica para o segundo jogo. Quem vencer o confronto de volta garantirá a classificação. Caso haja novo empate no tempo regulamentar, a decisão será nos pênaltis. O duelo decisivo está marcado para a próxima quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), no Estádio La Fortaleza, em Buenos Aires.