FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO
Prestigiado. Essa é a definição perfeita para o momento que vive Paulo Pezzolano à frente do Cruzeiro. O técnico escolhido pela gestão de Ronaldo à frente da SAF do clube caiu nas graças da torcida e também dos gestores. E foi antecipando o futuro que a diretoria se movimentou e irá renovar o contrato com o técnico uruguaio, que iria até o final de 2022. A informação inicial de que o clube estaria viabilizando a renovação de Pezzolano foi dada pelo jornalista Samuel Venâncio e confirmada por nossa reportagem.
Segundo apurações, a diretoria se movimentou diante da possibilidade de novas propostas para o treinador aparecer e além de estender o contrato de Pezzolano até o final de 2023, propôs também um aumento salarial para a atual temporada e um aumento considerável em caso de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro no final do ano.
Pezzolano chegou ao Cruzeiro no início de janeiro deste ano. O técnico completou 6 meses no clube no início de junho, apresentando números e desempenhos surpreendentes. Até o momento, Pezzolano conseguiu levar o clube de volta às finais do Campeonato Mineiro – o que não acontecia há duas temporadas – e seu time lidera a Série B do Campeonato Brasileiro com 28 pontos conquistados. No total, são 30 jogos, com 21 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. Recentemente, Pezzolano se tornou o estrangeiro que mais tempo comandou o Cruzeiro, superando Filpo Núñez.
A campanha mantém a torcida e a diretoria confiantes de que será possível reerguer o clube e levá-lo de volta à Série A. É a primeira vez, desde o rebaixamento, que o Cruzeiro figurar e se estabelecer entre os melhores da competição. E a participação de Pezzolano nisso é nítida.
Em outras oportunidades, Pezzolano falou que não deixaria o Cruzeiro por qualquer proposta, mas foi realista ao exemplificar que valores exorbitantes e um projeto mais ambicioso, talvez de treinar um clube europeu, poderia tirá-lo do clube. Mas deixando claro que está comprometido com o processo de reconstrução do clube, liderado por Ronaldo.
Recentemente, em entrevista coletiva, Pezzolano falou sobre o momento do Cruzeiro não só dentro de campo, mas também fora dele e os bastidores da Toca da Raposa II, exaltando o trabalho das pessoas que estão participando deste momento.
“O mais importante são as pessoas. Os funcionários do clube. Todos que trabalharam para o Cruzeiro. Isso é a base. Falo isso porque hoje você vai na Toca II e vê todas as pessoas, cada um no seu lugar, trabalhando muito para o Cruzeiro. Muita humildade. Quando você tem ordem e cada um faz o que tem que fazer, é muito mais fácil e vai dando certo. E a humildade de todos os trabalhadores é muito importante. Não só os que estão fora de campo, mas os que estão dentro de campo também. Os jogadores. Temos um plantel muito humilde, buscando sempre melhorar. Eu acho que a base da coisa boa são as pessoas. Os empregados e todos que estão dentro do Cruzeiro. O mais difícil dentro de uma empresa, são as pessoas. E hoje, quem está trabalhando dentro do Cruzeiro, estão dentro de uma mesma linha e isso faz tudo muito mais fácil.”