
FOTO: BRUNO HADDAD / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
Por Natália Andrade
O Cruzeiro amargou sua primeira derrota em casa desde que a equipe foi criada, no início do ano passado. A equipe foi goleada por 5 a 0 pelo Palmeiras, que vinha de derrotas contra Corinthians e Ferroviária.
As Cabulosas entraram em campo bastante desfalcadas. Além de Duda e Micaelly que estão com a Seleção sub-20, Kim, Dede, Evellyn e Camila Ambrózio acompanharam o jogo na arquibancada por estarem em tratamento no departamento médico. A zagueira Mayara chegou a ser relacionada, mas também não tinha condições de jogo. Sem quatro titulares e duas reservas imediatas, o técnico Jorge Victor teve que se virar para montar a equipe numa tarde em que nada deu certo para as cruzeirenses.
O jogo começou com chances para todos os lados, mas a equipe paulista abriu o placar no fim do primeiro tempo com a zagueira Thaís. Na volta do intervalo, a atacante Carla Nunes mostrou i cartão de visitas e ampliou logo aos três minutos. Ela ampliou aos 17, a estreante Bia Zaneratto deixou o dela aos 40 e aos 43 a veterana Rosana fechou o placar. As Cruzeirenses chegaram a ter chances claras com Vanessa e Miriã, que desperdiçaram. No fim do jogo, a atacante Thamirys, que foi bastante criticada pela torcida durante toda a partida, desperdiçou uma cobrança de pênalti.
Carla Nunes destacou o crescimento da equipe na competição e a importância da goleada “ a gente tem que saber que tem que dar continuidade no trabalho, sempre estar buscando melhorar e a cada jogo tratar como se fosse o último. A gente passou a acreditar no grupo, no nosso trabalho e no que está sendo passado. E a colocar isso em prática”.
TÉCNICOS AVALIAM A PARTIDA:
Assim como no jogo contra o Santos, Jorge Victor demonstrou dificuldades em mexer na equipe. A primeira alteração foi feita aos 11 minutos, quando ele trocou Godoi por Tata e a segunda foi aos 16 minutos, quando ele trocou Thalita por Patrícia. As mudanças melhoram o futebol apresentado, mas não foram o suficiente para a equipe chegar ao gol. Mesmo perdendo a maior parte o segundo tempo por 3×0, o treinador não fez mais alterações.
Jorge afirmou que o jogo do Palmeiras foi feito em cima dos erros do Cruzeiro e que para a continuidade do trabalho o mais importante é entender e corrigir essas falhas: “enfrentamos um grande adversário que soube provocar erros, nós erramos e elas fizeram os gols. Precisamos analisar quais foram os nossos erros, todos eles, e a partir dessa análise mostrar os erros para a nossa equipe, trabalhar em cima deles, para estar pronto para o próximo jogo”.
Ricardo Belli, treinador do Palmeiras, destacou a evolução que a equipe demonstrou e elogiou o trabalho da comissão Cruzeirense. Apesar do placar elástico, ele afirma não ter sido um jogo fácil: “Apesar do placar, foi um jogo muito disputado, o Jorge está de parabéns porque a equipe do Palmeiras é muito bem treinada e o Palmeiras também jogou bem, a gente vinha precisando fazer um jogo bom e achei que hoje a equipe se portou bem, soube sofrer nos momentos mais difíceis mas também teve sensibilidade pra jogar o jogo e fazer os gols com as oportunidades que a gente teve. ”
Com a derrota, o Cruzeiro passou a ser o primeiro time fora da zona de rebaixamento, a frente de Minas Icesp, Audax, Vitória e Ponte Preta. A equipe tem os mesmos seis pontos de Flamnego, Gremio, Iranduba, São José e Palmeiras, mas perde no saldo de gols. São Paulo e Kindermann tem 7 pontos cada. E no g4 temos a Ferroviária, líder invicta, seguida de Santos, Corinthians e Internacional. A próxima partida do Cruzeiro é contra o Iranduba, no Amazonas, dia 14 de março.
ESTREIA DE ZANERATTO
Apesar de o mandante ser o Cruzeiro, um dos principais destaques da partida estava do outro lado do campo: a atacante da seleção Bia Zaneratto, que tem contrato de empréstimo com o time alviverde até o meio do ano devido ao surto do Corona Virus na China, onde ela jogaria. Ela falou sobre a estreia: “Eu estou muito feliz, e um recomeço para o Palmeiras, a gente vinha de duas derrotas contra o Corinthians e a Ferroviária que são grandes equipes, tivemos uma vitória contra o Vitória mas a gente sabia da importância desse jogo contra o Cruzeiro pra gente crescer dentro da competição. Eu fiquei muito feliz de estrear fazendo gol com o time jogando de uma maneira linda de se ver, eu acho que esse é o futebol do Palmeiras, o Palmeiras é grande e é isso que o time mostrou com essa vitória”.
ARBITRAGEM
Mais uma vez a arbitragem foi alvo de fortes reclamações. O quarteto foi o mesmo da estreia do Cruzeiro, contra o São Paulo, que já havia sido alvo inclusive de protestos formais por parte da diretoria celeste. A mudança foi a entrada de Andreza Siqueira como arbitra e a de Francielly Fernanda como quarta arbitra. Com uma atuação no mínimo questionável, chamou a atenção a expulsão direta da lateral Janaína após o fim da partida por, segundo consta na súmula, dizer em direção a equipe de arbitragem: “parabéns, vocês são horríveis”. A mesma jogadora sofreu um pisão em uma entrada temerária da meio campo Duda no jogo contra o São Paulo, em frente a Andreza, então quarta arbitra, porém o lance foi punido apenas com cartão amarelo.