O Cruzeiro está na busca de seu 19º título no Campeonato Mineiro Sub-20. No primeiro jogo da final, os “jovens talentos da equipe,”crias da Toca”, como são conhecidos, enfrentaram o Coimbra e perderam por 2 a 1, fora de casa. Agora, a equipe precisa de uma vitória em casa na partida de volta por uma diferença de dois gols para conquistar o troféu. Caso vençam por apenas um gol de diferença, a disputa será decidida nos pênaltis.
Durante a primeira fase do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro fez grande campanha e liderou competição com 34 pontos conquistados em 14 partidas. O time somou 11 vitórias, um empate e sofreu apenas duas derrotas, marcando 51 gols e sofrendo 12, alcançando um aproveitamento de 81%.
A equipe disputa em paralelo com a decisão do Mineiro a final da Copa do Brasil, onde eliminaram o Fluminense na semifinal vencendo por 3 a 2 no Rio de Janeiro e empatando em 2 a 2 na Arena do Jacaré. A decisão será disputada contra o Grêmio neste domingo (15), às 11h, no Mineirão, com a presença de público.
Finalista em duas competições, o Sub-20 enfrenta uma maratona árdua de partidas. Com os jogos contra o Coimbra em 12 de outubro e o Grêmio em 15 de outubro, os “Crias da Toca” terão disputado um total de 16 jogos em apenas dois meses, resultando em uma média de aproximadamente uma partida a cada 3,8 dias. A diretoria celeste solicitou junto à Federação Mineira de Futebol (FMF) e o Coimbra o adiamento da partida decisiva, mas teve o pedido negado.
Em 2023, sete atletas do Sub-20 já tiveram a oportunidade de serem relacionados em partidas pelo time profissional. Entre esses jogadores, destacam-se Japa, Pedrão, Weverton e Robert. Além disso, nomes como Kaiki, Ian Luccas e Stênio, que também têm idade para jogar no Sub-20, estão atualmente integrados no time profissional. O artilheiro da categoria é o atacante Fernando, com 23 gols anotados.